Sem categoria

Colombianos impedirão agressão contra Venezuela, confia Chávez

O presidente Hugo Chávez manifestou neste domingo (25) sua confiança em que o povo, os grandes intelectuais e líderes políticos da Colômbia consigam deter uma possível agressão contra os venezuelanos.

"Confio em que eles façam sentir a força de sua voz contra aqueles que querem transformar a Colômbia em plataforma de uma intervenção militar estadunidense na Venezuela", assinalou Chávez, refletindo suas recentes denúncias de um complô para assassiná-lo e atacar o país.

Durante o programa dominical Las Líneas de Chávez, o presidente bolivariano reitera que ordenou a ruptura de relações com a nação vizinha por não encontrar outra alternativa diante das últimas provocações provenientes de Bogotá.

A administração de Álvaro Uribe insistiu nesta semana em acusar Caracas de albergar líderes e grupos guerrilheiros no país, com base em supostas provas que apresentaram para a Organização de Estados Americanos, o que levou ao corte dos laços mútuos.

"Diante tantas agressões por parte de quem é o administrador dos interesses estadunidenses na Colômbia, não nos restou mais alternativa, por dignidade, que romper totalmente as relações diplomáticas com seu governo", observou Chávez.

O governante assegura que, para voltar ao caminho do diálogo, seu governo deve receber sinais claros e inequívocos de que existe uma verdadeira vontade política na nova administração colombiana, depois da posse do presidente eleito Juan Manuel Santos.

"Esperaremos, sem esquecer que Uribe deixa por trás de si terra arrasada e todas as pontes quebradas", disse.

Chávez lembrou que as tentativas de dividir às nações do continente são uma velha técnica seguida pelas sucessivas administrações estadunidenses, com objetivo de manter sua hegemonia na área, desde a época do Congresso do Panamá em 1826.

Fonte: Prensa Latina