Sem categoria

Índios aguardam reunião com representantes da Funai

Cerca de 300 índios de oito etnias diferentes ocupam a entrada do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Dardanelos, na cidade Aripuanã, em Mato Grosso. Eles afirmam que aguardam uma reunião ainda nesta segunda-feira (26) com representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai). O órgão, entretanto, ainda não confirmou o encontro.

Na noite deste domingo (25), os índios aceitaram trocar cerca de 100 trabalhadores mantidos reféns por cinco funcionários da empresa Águas da Pedra, responsável pelas obras. O local foi ocupado por volta das 5h da manhã. Apesar da tensão não há relatos de violência no local.

Segundo o coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Juína (MT), Antônio Carlos Ferreira Aquino, os índios reivindicam ações de reparação porque a hidrelétrica está sendo construída em cima de um cemitério sagrado para eles. “Eles não querem dinheiro em mãos”, explica Aquino. “O que eles querem é um programa de sustentabilidade da área que venha a ressarcir a perda que eles tiveram com esse sítio arqueológico”, completa o coordenador da Funai.

A Águas da Pedra garante que o impacto ambiental da hidrelétrica será baixo e que os índios não devem ser atingidos diretamente pela obra, uma vez que a aldeia mais próxima fica a 42 quilômetros de distância.

A conclusão das obras da Usina Hidrelétrica de Dardanelos está prevista para o fim deste ano.

Com Agência Brasil