Lei garante “teste do ouvidinho” obrigatório e gratuito
Projeto de lei tornou obrigatória a triagem auditiva, conhecida como teste do ouvidinho, em todos os recém-nascidos. O exame, que deve ser feito em todas as maternidades e hospitais brasileiros através do Sistema Único de Saúde (SUS), detecta deficiências sutis que não são percebidas no dia a dia.
Publicado 28/07/2010 15:41
O senador Inácio Arruda, autor do projeto, o diagnóstico correto e precoce de alterações no aparelho auditivo que podem vir a provocar deficiência auditiva ou surdez, representa uma garantia de que o tratamento será eficaz.
Inácio explica ainda que, no Brasil, as alterações auditivas congênitas levam, em média, três a quatro anos para serem diagnosticadas, comprometendo a eficácia das ações corretivas.
O teste, denominado "emissões otoacústicas evocadas" é um exame simples e indolor, facilmente realizável em qualquer maternidade ou hospital. Até hoje, o exame só era feito mediante pagamento.
O presidente Lula deverá sancionar até a próxima semana o projeto já aprovado no Congresso Nacional (Câmara e Senado).