Sem categoria

Chávez mobiliza tropas na fronteira entre Venezuela e Colômbia

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira (30) o envio de tropas para a fronteira com a Colômbia. Ele acusou o governo colombiano de ter invadido o espaço aéreo venezuelano e admitiu ter revisado planos de guerra para um eventual conflito.

Segundo a agência de notícias BBC Brasil, Chávez acusou o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, de querer envolver a Venezuela no conflito armado colombiano. O presidente venezuelano também garantiu que as Forças Armadas estão em alerta e que foram enviadas tropas para a fronteira, de mais de 2 mil quilômetros de extensão, com o objetivo de defender a soberania do país.

No último dia 22, o governo da Colômbia apresentou, em uma sessão da Organização dos Estados Americanos (OEA), denúncia sobre a suposta existência de 87 acampamentos e de 1.500 guerrilheiros colombianos em território venezuelano. Após as acusações, Chávez anunciou o rompimento das relações diplomáticas com o país.

Neste sábado, a presidência da Colômbia rechaçou que tenha intenções de atacar militarmente a Venezuela, segundo um comunicado oficial lido pelo secretário de Imprensa, César Mauricio Velásquez. "A Colômbia jamais pensou em atacar o povo irmão da República Bolivariana da Venezuela, como diz o presidente deste país, em um claro engano político a sua própria nação", relatou a nota.

A crise entre ambos países motivou uma série de gestões diplomáticas, após as quais foi iniciado um compasso de espera até que o mandatário eleito, Juan Manuel Santos, assuma em 7 de agosto o cargo que está nas mãos de Álvaro Uribe. Com a ascensão do novo presidente, abre-se a possibilidade para o estabelecimento de um diálogo, já que Santos manifestou em diversas ocasiões sua vontade de baixar as tensões com a Venezuela.

Da Redação, com agências