Sem categoria

Presidente do Fed diz que economia dos EUA enfrenta entraves

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, destacou nesta segunda-feira que os Estados Unidos estão se recuperando, mas ainda enfrentam entraves como o alto desemprego e um fraco mercado imobiliário.

No 64º encontro anual da Conferência Legislativa do Sul, Bernanke afirmou que os Estados Unidos têm "um caminho considerável até atingir a recuperação plena da economia e muitos americanos ainda estão lutando contra o desemprego, a execução de hipotecas e a perda de poupança".

Recuperação desigual

Em seu discurso, o presidente do Fed ainda frisou que as condições de renda e crédito devem melhorar nos próximos meses, o que provavelmente promoverá um incremento nos gastos dos consumidores. Isso, em sua avaliação, deve ajudar a sustentar a recuperação da economia do país, que ainda sofre para superar a crise desencadeada pelas hipotecas de alto risco (subprime).

A recessão teve início em dezembro de 2007, mas ao contrário de países como a China, Índia ou Brasil, que sentiram os efeitos iniciais da crise e se recuperaram com certa rapidez e força, a economia dos EUA e da Europa ainda estão enfrentando sérias dificuldades, sofrendo com o elevado nível de desemprego, redução da demanda e dívidas em excesso.

Fonte: Da redação, com informações do Valor