Projeto garante um computador por aluno

Criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais tem sido um dos principais itens do processo de inclusão digital que beneficia alunos e professores da rede municipal de ensino. A partir do mês de setembro, meninos e meninas inseridos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thétis Nunes, localizada no bairro América, serão beneficiados com o projeto ‘Um Computador por Aluno' (UCA), coordenado pelo Governo Federal.

O projeto UCA prevê a distribuição de um computador portátil (laptop) para cada estudante e professor de educação básica. Os computadores funcionarão com o sistema Linux e terão ferramentas de Internet, editor de texto, software de apresentação e outros programas. Para garantir a utilização do novo recurso como instrumento pedagógico, pesquisadores dos departamentos de Física e Ciência da Computação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) darão suporte aos professores da Emef. Maria Thétis Nunes, principais mediadores do que deverá contribuir significativamente para a melhoria do nível de aprendizagem em sala de aula.

Os professores e coordenadores escolares ainda poderão dispor do Núcleo de Tecnologia Educacional de Aracaju da Secretaria Municipal da Educação (NTE/Semed), localizado no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), no bairro Siqueira Campos, para ter acesso à utilização do Sistema Operacional Linux Educacional. "O espaço é destinado à formação continuada dos docentes da rede municipal na área da tecnologia. Desde a sua fundação, já oferecemos cursos, um deles, denominado ‘Introdução à Educação Digital: Formação Linux Educacional'", ressalta o coordenador do NTE/Semed, Neusvaldo Lima.

Ferramenta

A coordenadora geral da Emef, Ednalva Ferreira, conta que a novidade vem despertando bastante interesse tanto dos alunos quanto dos professores. "Será uma nova ferramenta utilizada na escola, apta a nos trazer grandes benefícios, afinal, não podemos ignorar as inovações trazidas pelas tecnologias mais modernas. É algo que interessa e muito os nossos alunos", declara.

Para receber os laptops, a escola adotou o sistema Wireless em que há uma rede de computadores que não necessita de fios para se conectar a Internet. As máquinas têm capacidade de armazenamento de quatro gigabytes, tela de sete polegadas, 512 megabytes de memória e bateria com duração mínima de três horas.

"Além de termos colocado uma rede sem fio na escola, colocaremos também cerca de 30 tomadas em cada sala", diz Ednalva. Ela ressalta que a escola receberá 549 computadores e eles, quando não utilizados, ficarão armazenados na biblioteca e no laboratório de informática. "Será um para cada aluno e professor que atua no ensino fundamental da unidade escolar", acrescenta.

Para a coordenadora pedagógica, Neusa Maria Aparecida, a aquisição desses computadores é um marco para a rede municipal de educação. "Acredito muito nesse projeto. Será o caminho a ser percorrido pelos alunos rumo ao maior interesse pelo conhecimento", explicou Neusa.