Cultura cubana é tema de palestras com Félix Contreras

O poeta, jornalista e pesquisador da cultura cubana, Félix Contreras, estará em Salvador nesta quarta-feira (11/08), quando ministra palestra no colégio Gregor Mendel, na Pituba. A música, a dança e a poesia cubana serão abordados em bate-papo informal com os estudantes.

Contreras, que desembarca na capital a convite do Instituto Cultural Caravana Brasil e da Associação José Martí, com apoio do deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB), está no Brasil há dois meses, onde participou de atividades culturais em São Paulo e Porto Alegre. O autor já esteve no país em 2003 para lançar o livro “Eu conheci Benny More” (Yo conocí a Benny Moré), uma coletânea de artigos e depoimentos que mostram como o cantor cubano de Santa Isabel de las Lajas tornou-se um dos maiores artistas da ilha caribenha e conquistou fama internacional.

Natural de Pinar del Rio, Contreras é ex-guerrilheiro e amante declarado da Revolução Cubana. “Para mim, não há capitalismo que convença a substituição do socialismo em Cuba. Apesar de que precisamos adotar muitas posições complicadas, um pouco de economia americana, um turismo de que não gostamos, que banalizou muitos artistas, mas meu passado e o meu governo não vou negar”, afirmou em entrevista no ano de 2008.

Da redação local