Sindicatos e entidades sociais apresentam propostas a Wagner

Representantes de centrais sindicais e organizações do movimento social estiveram reunidos na tarde desta segunda-feira (09/8), em Salvador, com o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), e os postulantes ao Senado, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT). Em pauta, a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários; inclusão social, de gênero, raça e dos deficientes físicos; e a luta pela terra e por moradia.

A Plenária Unificada dos Militantes dos Movimentos Sindical, Social e Popular contou com a participação de integrantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, da Central Única dos Trabalhadores – CUT, Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil – CGTB, União Brasileira de Mulheres – UBM, Fórum Nacional de Mulheres Negras e movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais – LGBT. O encontro também foi prestigiado por caravanas de 14 cidades do interior do estado.

Em seu discurso para uma platéia de 1,5 mil pessoas, Wagner destacou o papel fundamental que os movimentos sociais têm, e continuarão a ter, para a Bahia continuar seguindo em frente na construção e implantação de políticas públicas voltadas às camadas populares. “A sociedade civil precisa ter autonomia e liberdade para escolher o melhor projeto de governo, sem ter vínculo nem pertencer a partidos. E o nosso projeto, por uma questão de identidade, atende as necessidades dos movimentos sociais, através de programas como o Topa, o Água Para Todos, Agricultura Familiar, Minha Casa Minha Vida e outros, realizados em parceria com o governo Lula e que serão continuados por Dilma”.

Os investimentos ao longo de três anos e sete meses à frente do Governo da Bahia também foram lembrados pelo candidato à reeleição, que destacou os 231 mil novos empregos com carteira assinada. E a platéia reconheceu os avanços implantados durante a gestão. “Foi um governo que. além de ser voltado para o social, criou as delegacias da mulher, importante instrumento para a aplicação da Lei Maria da Penha”, ressaltou a representante da UBM, Rosa de Souza.

A necessidade de avançar ainda mais e consolidar as conquistas alcançadas deu a tônica dos pronunciamentos, ratificando o apoio à Jaques Wagner governador, Dilma presidente e os demais candidatos da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”, que reúne PT, PCdoB, PSB, PDT, PP, PRB, PHS, PSL. “A continuidade desse projeto implantado por Lula, no Brasil, e por Wagner, na Bahia, passa pela mobilização da classe trabalhadora em lutar para ampliar as suas conquistas”, sintetizou o secretário estadual do Meio Ambiente da CTB, Ailton Araújo.

De Salvador,
Camila Jasmin, com assessorias