Sem categoria

Teste do ouvidinho obrigatório é vitória da saúde auditiva

A lei de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que torna obrigatório o teste do ouvidinho é comemorada pelos fonoaudiólogos da Audibel – empresa de aparelhos auditivos – que consideram a lei também uma vitória para a população carente, porque garante acesso ao exame às crianças nascidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O teste é responsável pela detecção da deficiência auditiva pela triagem auditiva neonatal

No Brasil, estima-se que a cada 1.000 crianças nascidas, de três a cinco têm deficiência auditiva. Dados do Ministério da Saúde indicam que, em 2009, dos 1,98 milhão de partos realizados no SUS, somente 270 mil bebês nascidos passaram pelo teste, o que representa 13% do total.

Segundo a fonoaudióloga mestra pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo) e porta-voz da Audibel, Sandra Braga, se a surdez não for diagnosticada dentro dos primeiros seis meses de vida, ela compromete muito o desenvolvimento cognitivo da criança.

“Esta criança não vai desenvolver a fala, irá encontrar sérias dificuldades em adquirir conhecimentos e em se alfabetizar. Daí a importância do diagnóstico precoce, seja em bebês ou em crianças que apresentem algum tipo de deficiência auditiva”, explica.

Com informações da Audibel