Revista Veja: TRE defere direito de resposta de Cid Gomes

O governador se sentiu atingido por uma nota da revista Veja informando que ele teria um apartamento em Nova York.

Mídia

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deferiu, durante sessão na noite da última segunda-feira (09/08), direito de resposta ao governador Cid Gomes (PSB), que postula à reeleição. O governador se sentiu atingido por uma nota da revista Veja informando que ele teria um apartamento em Nova York e que o imóvel não estava listado na declaração de bens que o governador do Ceará, candidato à reeleição, apresentou à Justiça Eleitoral como requisito para o deferimento de sua candidatura.

Indagado sobre a decisão do pleno do TRE-CE, Cid Gomes classificou a nota como maledicente. "Isso é uma coisa absurda! Meu patrimônio é um apartamento que foi adquirido antes mesmo de ser prefeito de Sobral. Você vê a que ponto chega setores da imprensa desse País", ressaltou o governador se referindo à publicação.

A assessoria jurídica do governador afirmou que a revista Veja cometeu os crimes de calúnia e difamação contra Cid Gomes ao publicar tais informações. Segundo a advogada do candidato à reeleição, a nota representava publicidade negativa para sua imagem por, entre outras coisas, ter sido escrita de forma “jocosa”.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) considerou que a Justiça Eleitoral não tinha competência para analisar a questão. Segundo o Procurador Alessander Sales, só seria matéria de cunho eleitoral de as afirmações partissem de candidato, partidos ou coligação. O pedido de direito de resposta foi encaminhado para o TRE. Lá, a maioria dos juízes (5 x 1) votou pelo acolhimento do recurso. Para a defesa jurídica de Cid Gomes, a revista Veja comentou os crimes de calúnia e difamação contra o governador. Também cabe à Veja recorrer dessa decisão.

De Fortaleza,
Carolina Campos