Apoio da juventude enfraquece campanha de blogueiro contra Cabral
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), recebeu na quarta-feira (11) centenas de lideranças dos principais movimentos juvenis e estudantis que atuam no estado. Os quase 600 jovens que participaram do encontro foram levar a Cabral propostas para a juventude e a educação e manifestar apoio à sua reeleição.
Publicado 13/08/2010 15:18
O ato ajuda a enfraquecer a campanha que adversários do governador e sobretudo um blogueiro de nome Ricardo Gama, ligado ao DEM, tentam alavancar na mídia a partir de um vídeo feito no ano passado que mostra Cabral chamando um jovem morador da favela de Manguinhos de “otário” e “sacana”. Até colocar as mãos nas imagens feitas pelo próprio jovem Leandro dos Santos de Paula, que foi ofendido pelo governador, Gama limitava-se a usar seu blog para criticar e perseguir Cabral. Depois que o vídeo com o jovem Leandro começou a ganhar repercussão na internet e na mídia impressa, o blogueiro Ricardo Gama quis transformar a grosseria de Cabral com o jovem Leandro numa bandeira política, tentando tachar o governador de inimigo da juventude.
Mas este discurso não encontra eco entre os jovens mais politizados, que condenam a atitude de Cabral em relação ao jovem Leandro, mas interpretam que tratou-se de um ato isolado que não anula o compromisso do governador com as questões mais candentes para a juventude: educação, esporte, lazer e segurança.
Para Monique Lemos, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) no Rio de Janeiro, a fala de Cabral foi infeliz mas não se pode misturar as coisas e, nesta eleição, o que está em jogo é a disputa de rumos. "Nosso país vive um grande momento, de profundas transformações. A disputa de projetos tão antagônicos nacionalmente também se materializam nos estados nas candidaturas ao governo e a juventude não pode vacilar, entre ficar ao lado dos que defendem o projeto de desenvolvimento iniciado pelo governo Lula e os que querem a volta das políticas neoliberais. Aqui no Rio, a divisão é bem clara entre estes dois campos. Assim, eleger Dilma e Cabral e disputar os rumos deste governo é o desafio da juventude fluminense", diz Monique.
Recursos do pré-sal para a educação
No ato de quarta-feira, no Clube Democráticos, na Lapa, a União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) entregou a Cabral as reivindicações do movimento estudantil para a área de Educação.
Dentre as reivindicações apresentadas ao candidato estão a ampliação do Passe Livre; mais investimentos nas universidades públicas e escolas técnicas; 50% do Fundo Estadual do Pré-sal para educação; e aprovação da meia passagem para universitários da rede pública e privada.
Segundo a assessoria do candidato, no encontro, Sérgio Cabral assumiu o compromisso de investir as receitas do pré-sal na educação, caso essa verba não seja retirada do Rio de Janeiro pelo Congresso. No entanto, o candidato não fixou os percentuais desse investimento.
Na reunião, Sérgio Cabral também falou sobre a meia passagem para alunos da rede pública, deficientes e idosos, lembrando que esta é uma conquista que partiu de uma lei da qual é um dos autores.
O movimento estudantil tem apresentado suas propostas aos candidatos desde as eleições municipais passadas com o objetivo de estruturar políticas públicas que garantam educação de qualidade.
Da redação, Cláudio Gonzalez
com agências