Sem categoria

Marina chega ao AM após criticar obra que liga o Estado ao país

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, chega neste sábado (14) em Manaus (AM) contrariando um velho anseio da população amazonense. Ela critica o governo Lula pela decisão de asfaltar a BR-319 (Manaus-Porto Velho) que permitirá a ligação do Amazonas por via terrestre com o resto do Brasil.

A ex-ministra declarou no Rio de Janeiro que é contra o projeto por causa do impacto ambiental que vai gerar. “É melhor dar passagem de avião para que todas as pessoas possam ir a Rondônia e a Manaus”, disse.

“Não consigo compreender como se faz um asfalto em 400 quilômetros se não é para nenhuma atividade econômica, apenas para as pessoas andarem de carro”, declarou Marina na última terça, pouco antes de ser entrevistada no Jornal Nacional.

As declarações da candidata repercutiram negativamente na região. “Os rondonienses, tanto quando os amazonenses, não precisam do deboche da ex-ministra. Só quem vive em Rondônia e no Amazonas sabe o quanto nos custa o isolamento entre as duas capitais e o como a realidade pode ser mudada para melhor com o asfaltamento dessa rodovia”, afirmou a deputada federal Marinha Raupp (PMDB-RO).

Além de ligar o Amazonas ao restante do país, a rodovia, de aproximadamente 700 quilômetros, ajudará no escoamento dos produtos da Zona Franca de Manaus.

"A BR-319 já existe, não precisamos tirar uma árvore do chão para conclui-la, só que as ONGs transformam as obras numa verdadeira guerra", disse Luiz Antonio Pagot, diretor-geral do Departamento de Infraestrutura de Transporte (Dnit), em entrevista ao Valor Econômico.

As posições polêmicas de Marina não ajudam a melhorar sua aceitação no eleitorado local. Segundo a última pesquisa Ibope/TV Amazonas, a candidata do PT, Dilma Rousseff lidera a corrida eleitoral no Estado com 68% das intenções de voto, seguida do tucano José Serra (16%) e Marina (7%).

De Manaus,
Iram Alfaia