Jovens da campanha de Dilma e Wagner realizam encontro
A qualificação e a elevação de escolaridade, com vistas às oportunidades que surgirão com a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016, são o tema de reunião desta terça-feira (17/8), às 17h, na boate Madre, em Salvador, com a juventude e o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT). Na oportunidade, os jovens apresentarão o documento base contendo os 13 pontos principais de ações que nortearão as políticas públicas direcionadas ao segmento, estimado pelo IBGE em quatro milhões de pessoas.
Publicado 16/08/2010 21:40 | Editado 04/03/2020 16:19
“Tenho orgulho de dizer que, pela primeira vez na história, um governo colocou o jovem em primeiro lugar. Os jovens baianos, que sempre foram esquecidos, já aproveitam as oportunidades de uma nova vida, com mais educação, qualificação profissional e acesso à cultura, ao esporte e lazer”, afirmou Wagner. De fato, em 2007, quando assumiu o Governo, havia apenas 3,9 mil vagas de educação profissionalizante no estado. Hoje, três anos e sete meses depois, este número ultrapassa os 40 mil.
O evento irá reunir a Juventude Partidária dos oito partidos que compõem a coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” (PT, PCdoB, PP, PSB, PDT, PRB, PSL e PHS), da Juventude Trabalhadora ligada às centrais sindicais, das Jovens Feministas ligadas à União Brasileira das Mulheres – UBM e à Marcha Mundial das Mulheres, e dos grupos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e transgêneros). Os estudantes estarão representados por lideranças e integrantes das principais entidades representativas da categoria, a exemplo da União Nacional dos Estudantes – UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, União dos Estudantes da Bahia – UEB, Centros e Diretórios Acadêmicos, e grêmios estudantis.
“A idéia é agregar mais de mil jovens, entre lideranças estudantis, de bairro, da cultura, do movimento negro e LGBT para discutir e aprofundar, conjuntamente, os 13 pontos do Programa Juventude de Wagner”, afirmou o presidente da União da Juventude Socialista – UJS em Salvador, Flávio Franco, que representa o PCdoB no encontro. Flávio cita o ProJovem, o Programa Segundo Tempo, os Pontos de Cultura e a Cidadania Digital como exemplos de políticas públicas que precisam ser consolidadas e ampliadas. “Pela primeira vez, o Governo compreende a juventude como portadora de direitos sociais E é esse tipo de iniciativa que pretendemos ampliar, para atingir mais jovens no campo e nas cidades pequenas e para que se consiga, de fato, democratizar o acesso às políticas públicas da juventude.
De Salvador,
Camila Jasmin, com informações da Ascom/Campanha de Wagner