Wagner defende mais políticas públicas para a juventude

Em reunião com a juventude na noite desta terça-feira (17/8), o governador e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), defendeu a criação de mais políticas públicas para atender o segmento, destacando o aumento da qualificação profissional e a ampliação de vagas nas universidades como elementos importantes para melhoria da qualidade de vida dos jovens. “É preciso que haja mais emprego e acesso à cultura, sempre respeitando a pluralidade de todos”, afirmou.

Em seus três anos e sete meses de governo, o número de vagas de Educação Profissional foi ampliado em mais de dez vezes e o estado conta, atualmente, com mais de 40 mil vagas distribuídas em 69 cursos da rede pública estadual. São 140 unidades de ensino, que atendem a 104 municípios. Ainda nesta linha, o programa Educar para Construir, focado na qualificação de jovens em um setor carente de mão de obra especializada, além de prepará-los em inclusão digital e articulação comunitária, formou 400 alunos, somente ano passado.

Wagner ainda destacou a parceria com o Governo Federal através do Reuni e Prouni; a chegada da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB; a realização da primeira Conferência Estadual da Juventude e a instalação do Conselho Estadual da Juventude – Cejuve. “Os governos anteriores não visualizavam a juventude como um segmento importante para ser atendido nas suas demandas; era muito mais como um problema social do que sujeito propriamente ativo de direitos sociais, como o atual governo visualiza. Então, estamos otimistas quanto à realização de uma nova Conferência da Juventude no segundo mandato, para avançar ainda mais”, aposta a secretária estadual de Juventude do PCdoB e coordenadora nacional da União Nacional de Mulheres – UBM, Daniele Costa.

O encontro, em Salvador, reuniu 800 pessoas, entre lideranças estudantis, de bairro e dos movimentos sociais, integrantes da cultura hip hop, universitários e representantes dos oito partidos que integram a coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” – PT, PCdoB, PP, PDT, PSB, PRB, PHS E PSL. Na oportunidade, as jovens lideranças partidárias apresentaram documento contendo 13 propostas da Plataforma da Juventude para o Plano de Governo, com destaque para a ampliação das vagas no Ensino Superior Público e a elevação dos índices de permanência nas escolas; a preparação para participar da organização da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016; a construção de praças e centros de referência voltados para juventude; e o projeto Jovem Mulher, com programas de educação sexual e planejamento familiar.

Juventude na campanha

Com intuito de interiorizar a campanha de Wagner, foi lançada a proposta da Caravana da Juventude, que precederá os encontros da chapa majoritária nas cidades em que forem realizadas atividades de campanha. Os jovens da militância viajarão no dia anterior aos eventos com a função divulgar e convidar a população a participar, realizando ações de panfletagem e carros de som.

A militância também já está atuando no meio digital para mobilizar os jovens a se engajarem na campanha através das redes sociais e se tornarem multiplicadores das propostas da coligação “Pra Bahia Seguir em Frente”. “A turma do interior está tendo acesso a como manusear as redes sociais, postar vídeos, declarações de apoio e como criar um perfil dentro do portal Caminhada Wagner. A idéia é concentrar a campanha no twitter, orkut e youtube para criar uma grande onda vermelha em apoio a Dilma, Wagner, os candidatos ao Senado e os deputados federais e estaduais da coligação, consolidando a campanha via internet”, explica o presidente da União da Juventude Socialista e representante do PCdoB no Comitê da Juventude, Flávio Franco Flávio.

A chamada Caravana Digital já passou por Camaçari e Serrinha. A próxima parada será em Itabuna, na quinta-feira (19), e em Lauro de Freitas, no sábado (21). As cidades de Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Irecê serão as próximas visitadas.

De Salvador,
Camila Jasmin