Sem categoria

Venezuela e Colômbia iniciam trabalho em comissões de cooperação

O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, e sua homóloga colombiana, María Ángela Holguín, encabeçam nesta sexta-feira (20) o primeiro encontro de trabalho das comissões bilaterais de economia, comércio e integração, projetos sociais, infraestrutura e segurança fronteiriça.

Os cinco grupos de trabalho, acordados durante a reunião dos presidentes de ambos países no último dia 10, promoverão a aproximação e a cooperação entre as duas nações depois do restabelecimento das relações Caracas-Bogotá.

Estratégia conjunta

Na cúpula presidencial de Santa Marta, o presidente Hugo Chávez e seu homólogo da Colômbia, Juan Manuel Santos, decidiram estabelecer um mecanismo de colaboração em nível de ministros de Relações Exteriores, encaminhado a desenhar uma estratégia conjunta em torno de problemas e áreas de interesse comum.

Os dois países vizinhos retomaram o diálogo depois de quase um mês de tensões.

O contencioso aprofundou em função da escalada de provocações do ocupante anterior da Casa de Nariño, Álvaro Uribe, que chegaram ao clímax com as acusações sobre a suposta presença na Venezuela de membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e do Exército de Libertação Nacional.

“Tenho fé em que os vínculos vão se desenvolver de novo e até melhor que antes, desde que, como decidimos com Santos, nos respeitemos mutuamente”, destacou Chávez na quinta-feira (19).

Respeito à soberania

Ao se referir aos acordos na região da fronteira considerou que ambos os governos deverão trabalhar juntos sob os princípios do respeito à soberania para solucionar problemas ao redor da meta divisória.

Os inconvenientes na fronteira são muito graves pelos diferentes tipos de delitos que convergem, como o narcotráfico, o paramilitarismo e o sequestro, enfatizou.

Depois do encontro dos chanceleres, Holguín será recebida no Palácio de Miraflores pelo presidente venezuelano.

A chegada da chanceler foi precedida pela visita do presidente do congresso colombiano, Armando Benedetti, que propôs estreitar os intercâmbios entre os parlamentares de ambas nações e a criação de municípios binacionais, junto a outras iniciativas para melhorar os vínculos.

Fonte: Pensa Latina