Sem categoria

Parlatino abordará em Quito políticas para os povos indígenas

Comissões do Parlamento Latinoamericano abordarão de 2 ao 3 de setembro próximo em Quito, no Equador, a criação de políticas públicas para os povos indígenas, afroequatorianos e montubios.

Yanomamis

Na reunião participarão os integrantes das Comissões de Meio Ambiente e Turismo e dos Povos Indígenas e Etnias.

O Equador já anunciou que estará representado na reunião pela ministra dos Povos, Movimentos Sociais e Participação Cidadã, Alexandra Ocles, e o titular de Turismo, Freddy Elhers.

Os delegados dos países membros deverão entregar quadros comparativos do orçamento nacional atribuído para a atenção aos povos indígenas e se trabalhará na adoção de propostas de revisão orçamental com legislação comparada.

Outro tema no encontro será a análise dos projetos de Lei de Educação Intercultural bilingue, processo que terá uma consulta prévia com todos os Estados membros.

O presidente do Parlamento Indígena da América (PIA), José Poyo, falará sobre as ações de incidência nos países da América das legislações para povos indígenas e outras etnias.

Será debatido também o protocolo internacional sobre acesso aos recursos genéticos no marco do convênio sobre a diversidade biológica e constam em agenda, além disso, o projeto de Lei Marco de Mudança Climática e Proteção dos Glaciares.

Fonte: Prensa Latina