Prefeitura apoia mais uma edição da Parada Gay

A Prefeitura de Aracaju tem reforçado o apoio aos grupos que representam os homossexuais, buscando fazer valer seus direitos e acabar com a discriminação. Dentro dessa política, o município apóia todos os anos a Parada Gay, que é considerada o maior evento organizado pelo público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) em Sergipe. A Parada acontece neste domingo, 29, a partir das 13 horas, na Orla de Atalaia.

Por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju), serão cedidos dois trios elétricos e uma banda. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), juntamente com a CPRv da Polícia Militar, irá organizar o tráfego na Passarela do Caranguejo, local de realização do desfile, e ruas adjacentes.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mais uma vez, terá participação ativa no evento. O apoio da SMS está inserido nos trabalhos de combate às DSTs, reforçados junto ao público LGBT em virtude do Circuito do Orgulho LGBT. Além da Parada, o circuito conta com a realização de seminários direcionados às lésbicas e aos gays.

Os seminários aconteceram segunda e terça-feira, dias 23 e 24. Ao final de cada seminário, a SMS ofertou vacinas contra a hepatite B. "O trabalho continua domingo na Parada, com a distribuição de cinco mil preservativos entre os participantes", afirma o coordenador do Programa DST/Aids da SMS, Andrey Lemos.

Tema

O tema da Parada Gay deste ano é ‘Vote em quem defende você'. Segundo a transexual Tatiane Araújo, coordenadora da Parada Gay, a escolha desse tema está relacionada à garantia dos direitos do público homossexual.

"Este ano, a organização do desfile espera receber um público superior a 70 mil pessoas, marca já alcançada na Parada Gay do ano passado. A cidadania LGBT aos poucos vai sendo garantida. É através do apoio a eventos como esse que nosso objetivo está sendo alcançado", defende.

Esquema de trânsito

Para a Parada Gay deste domingo, a SMTT escalou 10 agentes distribuídos em grupamentos de carros, motos e fixos. A Passarela do Caranguejo terá seu sentido norte (mais próximo à praia) fechado a partir do meio dia. Por volta das 15 horas é a vez do lado oposto ser bloqueado pela equipe da SMTT.