Sem categoria

Cuba e Paraguai fortalecem relações solidárias

Cuba e Paraguai concluem hoje, 27, em Havana, a 6ª reunião do Mecanismo de Consultas entre ambos os países com a presença de seus respectivos chanceleres, Bruno Rodriguez e Héctor Lacognata.

O chefe da diplomacia paraguaia expressou no início das conversações oficiais com seu colega cubano sua satisfação pelos avanços das equipes técnicas das duas nações.

Nossa agenda bilateral progrediu muitíssimo nos últimos anos e entre as múltiplas atividades previstas na política externa esta visita a Cuba ocupava um lugar preferencial, destacou.

Por sua vez, o chanceler cubano sublinhou que a viagem será uma contribuição ao desenvolvimento das excelentes relações bilaterais e possibilitará identificar novos objetivos comuns para seguir fortalecendo os laços históricos de amizade, solidariedade e afeto, existentes entre os dois países.

Rodriguez também reconheceu o apoio do Paraguai a Cuba, especialmente a postura em organismos internacionais e na luta para pôr fim ao bloqueio norte-americano.

Lacognata adiantou que seu país terá na próxima assembléia das Nações Unidas uma posição contundente contra o bloqueio econômico imposto por Washington à Ilha.

Nesse mesmo cenário, agregou, exigiremos a libertação dos cinco anti-terroristas cubanos presos em cárceres estadunidenses desde 12 de setembro de 1998.

O chanceler paraguaio manifestou, em nome do presidente Fernando Lugo, e do governo de seu país o mais sincero agradecimento pela permanente cooperação de Cuba em diversos âmbitos.

Os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1902, suspensas em 5 de dezembro de 1960. Os vínculos se restabeleceram em nível consular em 1° de agosto de 1996, e diplomático em 8 de novembro de 1999.

Atualmente as relações avançam em um ambiente de amizade e cooperação. No Paraguai trabalham 21 colaboradores cubanos, 18 dos quais vinculados à Operação Milagre para tratar doenças oftalmológicas.

Fonte: Prensa Latina