Sem categoria

Presidente de El Salvador faz primeira visita a Cuba em 50 anos

A chegada do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, a Cuba está prevista para ocorrer nesta segunda-feira e será a primeira visita de um governante salvadorenho ao país em 50 anos.

Funes, que viaja acompanhado de uma comitiva de empresários, se reunirá com o presidente cubano, Raúl Castro, durante os três dias de passagem na ilha, informou hoje o jornal Granma. El Salvador restabeleceu relações com o governo da nação de Fidel Castro em junho de 2009, pouco depois do atual presidente assumir o cargo.

Ao anunciar a viagem, Funes declarou que "não se trata somente de um estreitamento de relações após tê-las suspensas durante 50 anos, mas também se trata de encontrar novas oportunidades, novos cenários de negócios para nossos empresários".

Entre as relações comerciais que o país centro-americano já mantém com Cuba está a exportação de colchões, a importação de remédios, e as operações de voos domésticos na ilha pela empresa aérea Taca.

El Salvador rompeu relações diplomáticas com Cuba em 1961, após a ascensão do governo socialista do ex-presidente Fidel Castro. Em junho de 2009, com a vitória de Funes, ex-guerrilho da esquerdista FMLN (Frente Farabundo Martí para a Libertação), as relações entre os países foi restabelecida. El Salvador foi o último país da América Latina a abrir uma embaixada em Havana. 

O primeiro secretário da embaixada de Cuba, Armando Briñis, disse ao Opera Mundi que os dois países entraram em uma nova etapa das relações. “A visita por si só é um fato histórico. Nunca um presidente de El Salvador havia ido a Cuba. Isso torna [a visita] um evento que evidentemente marca uma nova etapa na relação dos dois países”, afirmou Briñis.

Com agências