OPORTUNISMO E FOGO AMIGO NAS ELEIÇÕES DO TOCANTINS

No Tocantins temos duas coligações majoritárias nestas eleições com duas candidaturas a Governador.

De um lado temos uma coligação composta, em quase sua totalidade, pelos partidos que compõem hoje a base do Governo Lula e que estão comprometidos com a Candidatura de Dilma Roussef para Presidente da República (PC do B, PT, PMDB, PDT, PSB, PPS, PHS, PSDC, PSL, PRP, PP). De outro lado tem-se um conjunto de legendas, encabeçadas pelos dois maiores expoentes da direita brasileira, base da Candidatura de José Serra a Presidente da República (PSDB, DEM, PV, PR, PTC, PTN, PMN, PRB, PRTB, PT do B, PTB e PSC), que têm como candidato a Governador o Ex-Governador Siqueira Campos do PSDB e como candidato a Vice-Governador o Deputado Federal João Oliveira do DEM.
Fatos pitorescos estão acontecendo nestas eleições. Lideranças dos dois maiores partidos da coligação encabeçada pelo Governador Gaguim (PMDB), da base do Presidente Lula e de apoio a candidatura Dilma, sem nenhuma justificativa plausível, a não ser seus próprios interesses, estão aderindo à campanha do Senador João Ribeiro, candidato a reeleição e maior liderança de apoio a candidatura da oposição (PSDB/DEM).
Observa-se que, são exatamente os “lideres” e candidatos dos dois partidos que compõem a chapa de Presidente e Vice-Presidente da República que estão contribuindo para a desagregação da chapa do Governador Gaguim.
O mais intrigante em relação às atitudes desagregadoras por parte dessas “lideranças” é que suas manifestações estão sendo endossadas por lideranças nacionais do PT e, por membros do Governo Lula (Mercadante, Tião Viana, Paulo Paim e Alexandre Padilha), além do uso da imagem do Presidente Lula e da Candidata Dilma pelos candidatos da oposição). Chega a ser constrangedor e incompreensível para os outros partidos, suas lideranças e candidaturas proporcionais, pois as candidaturas ao Senado da chapa do Governador Gaguim são exatamente do PT e do PMDB.
Urge, portanto, que os Candidatos da chapa majoritária da Coligação Força do Povo (Governador Gaguim – candidato a reeleição, Paulo Mourão e Marcelo Miranda – candidatos ao Senado) e os Dirigentes do PT e do PMDB, adotem sérias e inadiáveis providências no sentido de cobrar dos dirigentes nacionais de seus respectivos partidos, bem como das autoridades do Governo Lula, para que declinem de manifestações de apoio a candidatos da oposição e que assumam abertamente e de forma clara as candidaturas ao Senado Federal de seus próprios partidos.
Esperamos, também, que as autoridades, dirigentes e candidatos do PC do B nacional, que tem o candidato a 1º Suplente de Senador (Professor Elvio Quirino) do Candidato a senador Paulo Mourão do PT, e os demais partidos da coligação Força do Povo, tenham cautela em suas manifestações de apoio para que não coloquem seus dirigentes e militantes do Tocantins na posição constrangedora que se encontram os verdadeiros dirigentes e militantes do PT e do PMDB no Estado.

Nilton Gonçalves Barbosa
Presidente do Comitê Estadual do PC do B Tocantins