Sem categoria

Presidente colombiano inicia visita ao Brasil nesta terça

O presidente de Colômbia, Juan Manuel Santos, inicia nesta terça-feira (31) sua primeira visita de Estado ao Brasil com o objetivo de fortalecer os laços de amizade, comerciais e de investimento com o gigante sul-americano.

Em um encontro com a imprensa o chanceler, María Ángela Holguín, afirmou que Santos estará em Brasília e São Paulo, e que esta é uma "visita a um aliado muito importante para a Colômbia".

Aliado estratégico

"É uma visita a um aliado estratégico, a um aliado muito importante para a Colômbia. Queremos um primeiro contato e uma primeira relação para assim incrementar o fluxo, não somente a nível de diálogo político senão em nível comercial, em nível de investimentos", apontou.

Holguín reafirmou que o Brasil, por sua importância estratégica na região, é um grande aliado para a Colômbia.

Por sua vez o ministro de Comércio, Indústria e Turismo, Sergio Díaz-Granados, que também acompanha Santos ao Brasil, disse que nesta viagem – que se estenderá até a próxima quinta-feira – os colombianos explicarão a política comercial do governo.

Fortalecendo os laços

Ele indicou que um dos propósitos de Bogotá é fortalecer os laços de amizade, comerciais, de investimento e turismo com o país sul-americano.

Recordou que Brasil é um dos países com o qual a Colômbia gerou mais mecanismos de trabalho no âmbito comercial, pelo que se espera agendar encontros para dar curso às relações bilaterais.

Estes mecanismos de interação comercial compeendem a Comissão Administradora do Acordo de Complementação Econômica (o Acordo Can-Mercosul), a Comissão de Monitoramento do Comércio Bilateral e o Grupo Executivo de Trabalho, bem como a Comissão de Vizinhança, entre outras instâncias.

Exportações e investimentos

Por sua vez, Díaz-Granados destacou o aumento das exportações colombianas ao Brasil, que cresceram a uma taxa de 101% entre janeiro e junho de 2010. Nelas se destacam o carvão, os combustíveis, os policloretos de vinilo, os pneus para automóveis e o azeite de palma.

De outra parte, o acumulado de investimento estrangeiro direta do Brasil na Colômbia para o período 2000-2009 ascendeu a 706.1 milhões de dólares. Segundo o titular, durante os últimos cinco anos o investimento de origem brasileira concentrou-se basicamente no setor industrial – 86,7% do total.

De igual modo, registram-se investimentos nos setores de comércio, que captou 4,3% do fluxo total no período; construção (4%) e imobiliário (3,5%).

Fonte: Prensa Latina