Sem categoria

 Em nota, SBPC e ABC esclarecem posição sobre Código Florestal

Contestanto informações divulgadas em vários sites e reproduzidas pelo Vermelho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) divulgaram nota nesta quarta-feira esclarecendo que as duas entidades "somente irão se manifestar em relação às mudanças propostas no novo Código Florestal com base no parecer do grupo de trabalho que foi instituído com o objetivo de analisar o assunto". Veja, abaixo, a íntegra da nota.

Nota de esclarecimento

Posição da SBPC e da ABC em relação às mudanças no Código Florestal

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) esclarecem que somente irão se manifestar em relação às mudanças propostas no novo Código Florestal com base no parecer do grupo de trabalho que foi instituído pelas duas entidades com o objetivo de analisar o assunto do ponto de vista científico, econômico, ambiental e cultural.

Assim sendo, carece de verdade qualquer artigo, nota ou matéria jornalística que divulgue apoio ou reprovação da SBPC e da ABC a qualquer pessoa ou entidade envolvida, direta ou indiretamente, com a elaboração do novo Código Florestal. Portanto, não procede a nota publicada no site do deputado Aldo Rebelo que afirma apoio da SBPC e da ABC à proposta do parlamentar.

Composto por cientistas de diversas áreas do conhecimento, o grupo de trabalho foi instituído em 7 de julho último – um dia após a aprovação do Código pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Desde então, vem colhendo informações e opiniões e realizando debates com representantes de vários segmentos de modo a possibilitar uma análise ampla e profunda sobre a questão. Esse processo incluiu uma reunião no dia 27 de agosto, em São Paulo, na sede da SBPC, com o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), autor do texto que tramita na Câmara Federal, ocasião em que o parlamentar pode explicar sua proposta em detalhes e debater com os integrantes do grupo. No mesmo dia e local, compareceu a senhora Maria Cecília Wey de Brito, da Secretaria de Biodiversidade e Floresta, do Ministério do Meio Ambiente, também com o objetivo de debater com o grupo questões acerca do novo Código Florestal. Outras pessoas, representando instituições públicas ou privadas serão convidadas, sem que isso represente vínculo, associação ou parceria. O grupo de trabalho da SBPC e da ABC opera autonomamente.

Quando concluído, o parecer do grupo de trabalho será encaminhado às autoridades competentes e divulgado para a sociedade.

1º de setembro de 2010
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Academia Brasileira de Ciências