O emblemático "cala boca" de William Waack à Dilma

Um sonoro “manda calar a boca” atribuído ao apresentador William Waack vazou no ar na edição do Jornal da Globo da última quinta-feira (26), durante uma reportagem sobre a disputa eleitoral deste ano. O desabafo do global foi ouvido justamente quando a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, comentava o caso do vazamento de dados do Imposto de Renda de pessoas ligadas à campanha de José Serra (PSDB), seu adversário na disputa.

Antes de anunciar a reportagem, no estúdio, Waack e o repórter Heraldo Pereira comentavam o assunto, e a fala de Dilma foi ao ar justamente após o jornalista dizer que, naquele dia, a Receita Federal havia se calado sobre o assunto.

Na web, já circulam vídeos que mostram o momento, e a frase é atribuída a Waack como se fosse endereçada a Dilma. Logo após a apresentação do jornal, o “manda calar a boca” repercutiu no Twitter com insinuações de que o apresentador esteja aderindo ao movimento #CalaBocaDilma, que levou o termo aos trending topics do site – termos mais comentados do microblog.

Procurada pelo R7, a CGCom (Central Globo de Comunicação) afirmou, em nota divulgada nesta segunda (30), que o jornalista se referia ao barulho na redação no momento do telejornal. A emissora pediu desculpas pelo vazamento do áudio.

Leia a íntegra do comunicado:

“O Jornal da Globo vai ao ar, ao vivo, diretamente da redação em São Paulo, com seus jornalistas trabalhando normalmente durante a exibição.

Ocasionalmente, as conversas na redação se avolumam e o som prejudica a concentração dos apresentadores. Não é frequente, mas não é raro. Nessas ocasiões, pede-se silêncio.

Foi o que aconteceu na última quinta-feira, na exibição da cobertura do dia-a-dia dos candidatos, durante a reportagem sobre a candidata do PT, Dilma Roussef.

Incomodado com o barulho, o apresentador William Waack, dirigindo-se ao assistente de estúdio e se referindo aos colegas de redação, localizados atrás da bancada, disse, rapidamente: "Manda calar a boca".

Infelizmente, por falha técnica, o microfone de Waack estava aberto e a frase foi sobreposta à reportagem. Trecho desse incidente, sem essa explicação, foi postado na internet, razão pela qual essa nota está sendo divulgada. Aos telespectadores, a TV Globo pede desculpas pela falha.”

Fonte: R7

Leia também:
-Altamiro Borges: “Cala boca, Willian Waack”