Sem categoria

Fidel agradece apoio moral dos jovens à luta pela paz no planeta

Ante milhares de estudantes que sobem a histórica escada da Universidade de Havana, Fidel Castro agradeceu o apoio moral dos jovens à luta pela paz no planeta e os exortou a não deixar de batalhar porque, como em muitas batalhas do passado, é também possível vencer.

Aos jovens universitários, Fidel desejou que a vida humana se preserve, que os meninos e jovens desfrutem dela em um mundo de justiça, que os pais e avós compartilhem com eles o privilégio de viver em um mundo com distribuição justa das riquezas materiais e espirituais criadas pelo homem, proclamou.

Fidel Castro rememorou sua entrada a essa mesma universidade 65 anos dantes onde, afirmou, compreendeu qual era seu verdadeiro destino, e se referiu a numerosas informações jornalísticas e declarações de personalidades alarmadas pelas conseqüências de uma possível guerra nuclear no Médio Oriente.

A Cuba tocou-lhe empreender essa batalha pela paz ante o eventual conflito que pode estalar se Estados Unidos e Israel tentam fazer cumprir a resolução da ONU onde se autoriza a revisar os barcos mercantes iranianos em alto mar, algo inaceitável para Teerã, manifestou.

O líder da Revolução cubana sublinhou que enquanto os fabricantes de armas contam em seus armazéns com mais de 25 mil armas nucleares, pretendem agredir a Irã só por seus esforços para o uso pacífico desse tipo de energia, como fizeram dantes ao bombardear centros científicos no Iraque e na Síria.

Fidel Castro recordou o uso por parte dos Estados Unidos de duas terríveis bombas nucleares contra Hiroshima e Nagasaki com o massivo exterminio de seres humanos, dantes de alertar que as armas desse tipo agora existentes têm um poder destruidor 440 mil vezes superior ao utilizado então.

A pretensão do domínio econômico e militar pretende utilizar -agregou- esses aterradores instrumentos de destruição e morte conduzindo à Humanidade à possibilidade real de perecer.

Não preciso argumentar o que vocês de sobra conhecem, pois o problema a mais de sete mil milhões de seres humanos habitantes do planeta é impedir suceda tal tragédia, sublinhou o líder da revolução cubana.

Fonte: Prensa Latina