Tarso assume compromissos com políticas culturais

Personalidades da cultura do estado participaram na noite desta segunda-feira (06) do lançamento do Manifesto pela Cultura da Unidade Popular pelo Rio Grande. O evento reuniu mais de 300 pessoas no Boteco Imperial, no bairro Santana, em Porto Alegre.

O candidato ao governo do Rio Grande do Sul Tarso Genro apresentou as suas propostas para a Cultura do Estado. O documento Manifesto pela Cultura inclui ações para recuperação do orçamento da Secretaria Estadual da Cultura e reinserção do Rio Grande do Sul na revolução que o governo Lula promove neste setor em âmbito nacional. “A transformação realizada pelo Governo Lula é o começo do processo que vai ligar, cada vez mais, a cultura à vida popular. Através deste documento deixamos claro que o objetivo do nosso governo é dialogar com a realidade artística e cultural do Rio Grande do Sul “, ressaltou Tarso.

Entre as principais propostas da Unidade Popular, estão: implementação do Fundo de Apoio à Cultura – FAC, com recursos públicos e editais por setores; Reforma da LIC, a Lei de Incentivo à Cultura, buscando torná-la mais transparente e democrática, ampliando a distribuição e o acesso dos recursos disponíveis; além da instalação em todo o estado de 500 pontos de cultura, 500 bibliotecas públicas modernizadas e 500 projetos como o Teatro na Escola e o Cinema na Escola.

O Manifesto pela Cultura recebeu o apoio do cantor e compositor Chico Buarque, que assinou o documento ao lado de mil gaúchos e gaúchas, entre artistas plásticos, pintores, cineastas, fotógrafos, chargistas, escritores, atores, músicos e intelectuais.