Campanha arrecada livros para bibliotecas comunitárias

O Projeto Ler para Crer está recebendo doações de livros de literatura, especialmente infanto-juvenis, para compor acervo de bibliotecas comunitárias em municípios cearenses. Com pouco mais de um ano de iniciado, o projeto de extensão vinculado ao Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará já motivou a criação de sete bibliotecas em Aquiraz (3), Itaitinga (2) e Redenção (1). A meta é criar mais no próximo semestre.

Voluntária do projeto, a Profª Fernanda Lima reforça a campanha por meio de seu blog Transfusões (http://www.trans-fusoes.blogspot.com), onde pode ser acessada a lista de endereços para entrega das doações. Um dos locais, é o Departamento de Ciências da Informação (Av. da Universidade, 2762 – Benfica – CEP 60020-181).

Fernanda acrescenta que o projeto atua mediando “o universo da leitura para aquelas pessoas que precisam, inicialmente, que alguém lhes apresente essa realidade e qual o fundamento dela por meio de conversas informais, formação direcionada, minicursos e oficinas de arte-educação, leitura e contação de histórias, catalogação de livros, restauração de exemplares diversos e coleta de doações literárias”.

A Coordenadora do Projeto, Profa. Lídia Eugênia, diz que a proposta do Ler para Crer é estimular a própria comunidade a criar e gerir suas bibliotecas. Nesse sentido, o balanço de primeiro ano do projeto é “extremamente positivo”, na avaliação dela. Além da criação das sete bibliotecas nos três municípios onde o Ler para Crer foi iniciado, as comunidades elaboraram projetos e concorreram em editais da Secretaria da Cultura do Estado e do Banco do Nordeste, obtendo recursos e levando as bibliotecas das comunidades ao caminho da autosustentabilidade.

Quando foi iniciado em 2009, o Projeto recebeu financiamento do Pro-Ex 2008, do Ministério da Cultura. Para 2010, Lídia Eugênia informa que foi a própria UFC e as prefeituras dos municípios contemplados que garantiram verbas. Com o treinamento sobre elaboração de projetos feito nas comunidades, elas próprias se mobilizam para participar de editais.

Na próxima segunda-feira (13/09), a coordenação do Projeto Ler para Crer se reúne com os voluntários e quem tiver interesse em conhecer mais sobre o trabalho é só comparecer às 9h, no Departamento de Ciências da Informação.

Fonte: Agência da Boa Notícia