Astrônomos analisam impactos recentes contra Júpiter
Cientistas e astrônomos amadores se uniram para fazer um estudo sobre recentes impactos de asteroides ou cometas em Júpiter este ano. A análise, publicada no periódico científico "Astrophysical Journal Letters", destaca a colaboração de interessados leigos no acompanhamento de eventos astronômicos.
Publicado 10/09/2010 17:08
O primeiro impacto, registrado em 3 de junho pelo amador australiano Anthony Wesley, provavelmente foi de um objeto de oito a 13 metros de diâmetro. A mesma medida está sendo calculada para o segundo objeto obervado atingindo o planeta no último dia 20, pelo astrônomo amador japonês Masayuki Tachikawa.
"Júpiter é como um enorme aspirador de pó gravitacional", explica Glenn Orton, astrônomo da Nasa e coautor do estudo. "Está claro para nós agora que objetos relativamente pequenos, remanescentes da formação do Sistema Solar, há 4,5 bilhões de anos, ainda atingem Júpiter frequentemente, mas ainda estamos tentando avaliar o quão frequentemente".
Segundo Orton, descobertas como esses dois impactos não seriam possíveis sem a ajuda dos astrônomoa amadores ao redor do mundo. Esses entusiastas também foram responsáveis pelas primeiras observações de outro impacto no planeta, em julho do ano passado.
Da redação, com agências