Recado da Jô – Metrô é o transporte público mais viável

O caos diário vivido pela população para se locomover em Belo Horizonte e nas cidades do entorno foi assunto tratado no Seminário sobre Mobilidade Urbana, uma iniciativa do deputado estadual Carlin Moura do PCdoB, na Assembléia Legislativa.

caos no metrô

Na ida e na volta pude comprovar o que muito se comentou: na maioria dos carros, apenas o motorista. Não seria assim, se as obras do metrô tivessem sido realizadas na cidade e na Grande BH, dentro do cronograma previsto, ligando bairros, regiões e municípios.

Quando Carlin citou a luta empreendida pela Frente Parlamentar de Apoio à Região Metropolitana, da qual faço parte, para que o metrô seja de fato uma realidade, e que este meio é a alternativa mais viável para barrar nossa penúria diária no ato de ir e vir, foi bastante aplaudido. Ou seja, o metrô é igual conselho de mãe: Todos sabem que é a solução mais sábia, mais correta, mas o viés econômico tem falado mais alto. BH, Contagem, Ribeirão das Neves e tantas outras cidades não comportam transporte urbano apenas por ônibus e carro. A prioridade ditada pela indústria automobilística e pelo modelo de concessão vigente até aqui não pode prosperar. Tornou-se inviável.

No ciclo de debates muitas e grandes surpresas. Reencontrei o engenheiro Rogério Belda, de São Paulo, que me acolheu e escondeu no período da ditadura militar, quando ainda muito jovem tive que abandonar família e amigos para não ser presa. Tempos impensados para a nossa juventude que vive a democracia da escolha política, embora boa parte de nossos meninos e meninas esteja submetida à ditadura das drogas; dos narcotraficantes. Ainda há muito a avançar