Sem categoria

RJ é candidata única a sorteio das Eliminatórias da Copa

Depois de se reunir com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e com o Ministro do Esporte, Orlando Silva, na última quinta-feira, o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, inspecionou locais no Rio de Janeiro candidatos a receber o sorteio das Eliminatórias para a Copa de 2014, que acontece em julho do ano que vem.

Segundo alguns jornais noticiaram, o espaço ideal seria a Cidade da Música, complexo cultural de R$ 500 milhões, idealizado pela gestão do ex-prefeito César Maia e ainda não concluído. No entanto, hoje pela manhã Valcke considerou o local inadequado. Para o sorteio são necessários 2.500 lugares, enquanto que a Cidade da Música comporta apenas 1.500 pessoas.

Ainda de acordo com o veículo paulista, o Rio de Janeiro é a única das 12 sedes da Copa a se candidatar para o sorteio – na prática o primeiro evento do Mundial.

Centro de Imprensa

A prefeitura carioca também apresentou a Valcke proposta para erguer no aterro do Flamengo parte dos estúdios do IBC (International Broadcast Center, ou centro internacional de mídia). Outra parte do IBC ficaria em um centro de convenções na Cidade Nova.

A sede que receberá o IBC ainda não foi definida, mas ao menos Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo disputam abrigar a estrutura. Na África do Sul, cerca de 13 mil jornalistas se credenciaram para a cobertura da última Copa do Mundo.

Eliminatórias

O sorteio das eliminatórias ocorre cerca de três anos antes da Copa do Mundo. No Mundial de 2010, por exemplo, esse sorteio aconteceu em Durban, em novembro de 2007. Participaram 41 países asiáticos, 51 africanos, 53 europeus e 35 da América Central, do Norte e Caribe.

A América do Sul ficou de fora do sorteio, pois houve confronto entre todas as seleções do continente.

Da redação, com agências