Sem categoria

Esquerda latino-americana lamenta perda de dominicano

Em consequência de uma severa lesão hepática, faleceu neste sábado (11) Juan Francisco Santamaria, membro fundador do Partido da Libertação Dominicana, titular de seu comitê central e vice-secretário de relações Internacionais. Santamaria faleceu às 5h10 locais, com a idade de 59 anos, segundo informações divulgadas pela Secretaria Executiva do Foro de São Paulo.

Durante o recém encerrado 15º Encontro do Foro, realizado no México, Santamaria presidiu a delegação do Partido da Libertação Dominicana (PLD) no evento e da mesma forma acompanhou outras atividadas dos partidos membros do Foro de São Paulo em distintos países da região.

Durante um bom período de sua existência, Santamaria residiu na Europa, onde desempenhou a função de representação política do PLD e do seu fundador e líder, Juan Bosch.

Suas últimas missões fora da República Dominicana foram realizadas no continente africano e na Áustria, representando seu partido e o governo dominicano, no mês de agosto, razão pela qual esteve ausente do 16º Encontro do Foro de São Paulo, celebrado de 17 a 20 de agosto em Buenos Aires, na Argentina.

Santamaria foi um grande amigo do PCdoB. Foi ele que, como membro do setor de Relaçlões Internacionais do PLD e ministro do governo dominicano, estabeleceu relações com os comunistas brasileiros.

Em visita ao Brasil, no início da década, foi recebido pelo presidente do PCdoB, Renato Rabelo e pelo então secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo Carvalho. Hoje à frente da Secretaria Nacional de Comunicação, Reinaldo manifestou o pesar dos comunistas brasileiros pela perda do companheiro e amigo.

Da redação