Perquisa Serpes aponta: cai vantagem de Marconi em Goiás

A 21 dias das eleições, nova rodada da pesquisa mostra tucano com 47,3% das intenções de voto, contra 45,3% dos adversários.

Por Carlos Eduardo Reche (publicação do jornal O popular de 12 de setembro de 2010.

O senador Marconi Perillo (PSDB) mantém a liderança na disputa pelo governo estadual, mas a vantagem dele sobre a soma dos porcentuais dos adversários teve redução, mostra a última rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada entre os dias 7 e 10. A 21 dias da eleição, o tucano tem 47,3% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (PMDB), com 34,8%, e o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PR), que tem 9,3% (veja gráfico).

Na comparação com a rodada anterior, publicada em 28 de agosto, Marconi perdeu 1,9 ponto porcentual (ele tinha 49,3%), Iris teve variação positiva de 1,7 ponto (tinha 33,1%) e Vanderlan ganhou 1,5 ponto (aparecia com 7,8%). Marta Jane (PCB) tem 0,8% das intenções de voto e Washington Fraga (PSOL) aparece com 0,4%.

Assim, a vantagem de Marconi sobre a soma dos índices dos adversários, que era de 6 pontos, caiu para 2 pontos porcentuais e agora aparece dentro da margem de erro da pesquisa – que é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. A vantagem de Marconi sobre Iris também sofreu redução: atingiu 16,1 pontos em 28 de agosto, a maior da série dos levantamentos, e na rodada atual está em 12,5 pontos porcentuais, diz a pesquisa.

O Serpes entrevistou 1.001 eleitores em todas as regiões do Estado. Os eleitores indecisos totalizam 4,9% dos entrevistados, queda de 2 pontos porcentuais na comparação com a rodada anterior. Os eleitores que afirmam que votarão em branco ou anularão o voto somam 2,6%.

Regiões
Marconi lidera seis das sete regiões pesquisadas e Iris aparece à frente apenas em Goiânia. Na comparação com a rodada anterior, o peemedebista ampliou a vantagem para o tucano na capital. Iris – que já liderava em Goiânia na rodada passada, com 42,8% das intenções – tem agora 45,5%. Já Marconi perdeu eleitores na capital e caiu de 36,9% na rodada passada para 31,4% na atual. Assim, a distância que os separa saltou de 5,9 pontos para 14,5 pontos porcentuais.

A pesquisa foi realizada após o comício entre Iris, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presidenciável Dilma Rousseff (PT) no Entorno, em que Lula desferiu duras críticas contra o senador e seus dois governos (1999-2006).

Queda de 3,1 pontos na espontânea

O senador Marconi Perillo (PSDB) oscilou negativamente 3,1 pontos porcentuais na pesquisa espontânea, mas mantém a liderança, com 35,8% das intenções, mostra a última rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada entre os dias 7 e 10.