Sem categoria

Parlasul acompanhará eleições no Brasil e na Venezuela

O Parlamento do Mercosul (Parlasul) enviará observadores para acompanhar as próximas eleições na Venezuela e no Brasil. Eles são integrantes do Observatório da Democracia estabelecido há dois anos pelo parlamento, com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e a cooperação em matéria eleitoral entre os países do bloco, além de contribuir para o cumprimento do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul.

Em correspondência enviada ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), atual presidente do Parlasul, indicou como observadores das eleições brasileiras, marcadas para 3 de outubro, 11 parlamentares de Argentina, Paraguai e Uruguai.

Um deles será o argentino Claudio Lozano, para quem a participação dos observadores contribuirá para fortalecer a democracia. “Promovemos a defesa de processo de democratização em todos os países da região, por isso a participação como observadores nos parece fundamental”, disse Lozano.

Os parlamentares dos três outros países que integram o Mercosul, juntamente com o Brasil, deverão acompanhar a votação em cidades como Brasília (DF), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). Segundo Mercadante, os parlamentares poderão ainda observar o segundo turno das eleições.

Venezuela

Na reunião de segunda-feira (13), em Montevidéu, Uruguai, os integrantes do Observatório da Democracia do Parlasul decidiram enviar nova correspondência ao Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, solicitando a autorização para a presença de integrantes do parlamento como observadores das eleições de 26 de setembro. Isso porque, até o momento, o conselho não respondeu a ofício enviado por Mercadante, com a indicação de parlamentares de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, como observadores.