Plenária reúne centenas de lideranças em apoio a Jô Moraes

Centenas de lideranças, representantes das 34 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de apoiadores, militantes e amigos lotaram o ginásio AMP, em Santa Efigênia, na noite de ontem (14), para referendar o apoio e fazer o chamamento final à reeleição da deputada federal Jô Moraes (PCdoB). Foi a plenária Rumo à Vitória, que trouxe a Belo Horizonte o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, e o secretário de Formação,  Adalberto Monteiro.

Jô - Pedro Leão

“Vamos consolidar uma nova era em nosso País. Uma era que começou com Lula e que terá continuidade com Dilma, na Presidência, e Jô Moraes na Câmara dos Deputados. Grande parte da população mineira conhece, admira e respeita Jô Moraes. Ela tem credibilidade. O Brasil, Dilma, os mineiros precisam da força e do seu trabalho. É essa a responsabilidade que está nas mãos de todos nós: dar continuidade ao projeto iniciado por Lula”, discursou Renato Rabelo sob aplausos da plateia repleta de bandeiras das candidaturas do PCdoB.

Ele destacou que Jô Moraes foi a primeira mulher a ocupar a liderança da bancada do partido no Congresso, que sempre defendeu o partido, suas causas e bandeiras. “É a expressão do PCdoB, de nossas metas. Não podemos prescindir de sua representação na Câmara dos Deputados”, afirmou.

Ministra
Emocionada com a série de homenagens e as lembranças trazidas pelo vídeo-documentário, revelando momentos significativos de sua vida política e declarações de apoio, Jô Moraes reiterou seus compromissos com as mais legítimas demandas da população, com o projeto socialista e os princípios que norteiam a sua vida. No vídeo, de autoria de Ana Moraes, são mostrados, através de recortes, momentos de algumas lutas empreendidas pela deputada em prol dos trabalhadores, dos aposentados, das mulheres e da população em geral. Nele, Jô revela as razões de ter ingressado no PCdoB, seu único partido, e os motivos de nele permanecer.

O documentário também traz o depoimento da ministra-chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, que destaca a atuação de Jô na questão da mulher. “Ela merece todo o nosso apoio e a nossa confiança para voltar à Câmara Federal. Porque precisamos da Jô para defender os interesses das mulheres. Para dar sustentação ao governo da primeira mulher presidenta do nosso País, Dilma Rousseff. Conto com vocês para juntos elegermos Jô Moraes”.

O responsável pelo Blog O Biscoito Fino e a Massa, Idelber Avelar, e a sambista Lecy Brandão foram outros que deram seus depoimentos em favor da candidatura Jô Moraes. O documentário termina com Zé do Monte cantando o jingle da campanha Jô Moraes, inflamando o público que cantou junto, agitando as bandeiras.

“Tenho imensa alegria de ter um dia cruzado os caminhos desse partido, o PCdoB, que me fez. Que me projetou. Que me dá vontade de fazer esse país socialista. Agradeço a vocês o afeto, a confiança”, disse Jô Moraes sob aplausos e gritos de “Jô, Jô, Jô”.

Entre os presentes, o candidato ao Senado Zito Vieira, o deputado e candidato à reeleição, Carlin Moura, a vereadora Maria Lúcia Scarpelli; a presidente municipal do PCdoB, Dalva Stela, candidatos à Assembléia Legislativa e a militante histórica da legenda, ex-líder estudantil, Gilse Cosenza. Durante o evento, Jô fez uma tocante homenagem à companheira de luta, torturada durante a ditadura militar.

De Belo Horizonte,
Graça Borges, com fotos de Pedro Leão