Santa Casa: Prefeitura não cumpre acordo e médicos ameaçam greve

Os médicos cirurgiões da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza ameaçam mais uma vez entrar em greve. É que a Prefeitura de Fortaleza não vem cumprindo acordo firmado com o Governo do Estado do Ceará, Sindicato dos Médicos, Conselho Regional de Medicina e Ministério Público, durante reunião com a Promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto, realizada no dia 18 de maio de 2010.

Ficou acordado, na ocasião, que a secretaria de Saúde do Estado e a secretaria de Saúde do Município disponibilizariam, cada uma, R$ 40 mil por mês para a Santa Casa de Misericórdia. Com esses recursos, o valor pago pelo SUS para cada procedimento cirúrgico seria aumentado em 100%. No entanto, os médicos continuam sem aumento, porque a prefeitura de Fortaleza, ao contrario do governo do Estado, não cumpriu com sua palavra e não repassou os recursos previstos para o mês de agosto.

Reunidos na noite da última terça-feira (14.09), no auditório do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, os cirurgiões decidiram não esperar mais. Eles se consideram enganados pela Prefeitura. Afirmaram que não queriam paralisar as atividades, mas chegaram a conclusão que a única forma de pressão que a prefeitura entende é a greve.

Para dar tempo de cumprir todos os tramites exigido pela justiça para a realização de uma greve, ficou marcada para a próxima segunda-feira, 20 de setembro, uma assembléia geral específica para tratar do assunto, com a paralisação sendo iniciada 72 horas depois, na quinta-feira, 23 de setembro.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Simec