Sem categoria

Em Cuba, Celso Amorim entrega carta de Lula a Raúl Castro

Em rápida visita a Havana, antes de seguir para a 65ª Assembléia Geral das Nações Unidas, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, entregou neste sábado (18) uma carta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente de Cuba, Raúl Castro. De acordo com o Itamaraty, a conversa reservada entre o chanceler brasileiro e o líder cubano durou duas horas e quarenta minutos.

Segundo a TV estatal cubana, Raúl e Amorim abordaram temas da atualidade regional e internacional e o estado atual das relações bilaterais, que qualificaram como "excelentes". O conteúdo da carta ainda não foi divulgado.

Nos diálogos mantidos com o vice-presidente cubano, Ricardo Cabrizas, a delegação brasileira discutiu formas de cooperação para desenvolver ações em Cuba na área de transportes, construção e desenvolvimento tecnológico. Ministros cubanos dessas áreas também participaram da conversa.

Pode haver parcerias entre os dois países na ampliação do Porto de Mariel, no desenvolvimento de pequenas e médias empresas no país caribenho e na intensificação do comércio bilateral. O Brasil já investiu em Cuba US$ 1 bilhão em vários projetos, inclusive na reconstrução do porto.

A estada de Amorim em Cuba termina neste domingo, quando está previsto que viaje para Nova York para abrir a Assembleia Geral da ONU na quinta-feira (23), no lugar de Lula, que cancelou sua presença para se dedicar a assuntos internos.

Da Redação, com agências