Sem categoria

Federação de Mulheres apela pela libertação dos 5 heróis cubanos

A Federação de Mulheres Cubanas enviou à União Brasileira de Mulheres (UBM), e divulgou em diversos espaços, documento aprovado por ocasião do aniversário de 12 anos da prisão dos cinco heróis cubanos pelos Estados Unidos. O documento é um chamamento por ações de solidariedade em todo o mundo.

Leia a íntegra do documento:

"Apelo às Mulheres do Mundo

Irmãs

Em tempos em que a humanidade novamente enfrenta o perigo de uma guerra nuclear, devemos nos unir em defesa da vida. Portanto, a Federação de Mulheres Cubanas, convida todas as mulheres e os homens de boa vontade para se juntar ao pedido de mais de quatro milhões de cubanas, que junto com todo o seu povo, exigem a libertação dos seus cinco compatriotas presos injustamente nos Estados Unidos.

Neste 12 de setembro, Gerardo Hernandez, Ramon Lavañino, Fernando González, Antonio Guerrero e René González completaram doze anos de cruel reclusão. Na longa estrada desta injustiça, não se pretende punir apenas os cinco lutadores antiterroristas, mas também suas famílias e, em especial Olga Salanueva e Adriana Pérez, que tiveram negado o direito de visitar seus maridos.

Um muro de silêncio tem sido levantado pelas grandes transnacionais da informação para que essa verdade não seja conhecida. Mas, como disse Martí, "uma idéia justa das profundezas de uma caverna pode mais do que um exército".

Levantemos nossas vozes para exigir que do governo dos E.U.A. a libertação imediata desses homens, cuja coragem e excepcional dimensão ética são reconhecidas hoje por pessoas de todo o mundo.

Nós mulheres, doadoras da vida, apreciamos o valor da família e sabemos o poder da solidariedade. Vamos nos unir em todas as atividades que contribuam para a divulgação deste caso e para colocar pressão sobre a opinião pública americana e suas autoridades.

Irmãs do mundo, contamos com vocês para que os nossos filhos, a quem consideramos heróis, verdadeiros representantes de um povo amante da liberdade e da paz, voltem para casa.

'Pelo fim da injustiça, liberdade já'

Secretaria Nacional
Federação das Mulheres Cubanas"

Da redação, Luana Bonone