Sem categoria

Obama: “Todas as opções continuam sobre a mesa”

O chefe da Casa Branca declarou-se favorável a conversações com o Irã, mas não descarta outras formas de ação para resolver o contencioso em torno da questão nuclear com o poa´pis persa

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta segunda-feira (20) que embora a possibilidade de o Irã obter armamento nuclear seja um “problema real”, emprender uma ação militar contra a República Islâmica não é a “forma ideal” de resolver o conflito.

“Mantemos aberta a via diplomática para resolver isto“, afirmou, em declarações feitas na televisão CNBC. Nesse sentido, descartou que vá ocorrer uma guerra entre Israel e o Irã, se bem que ao menos por parte dos Estados Unidos, “todas as opções estão sobre a mesa”.

Conselho de Segurança das Nações Unidas impôs quatro rodadas de sanções ao Irã por seu programa nuclear, que Teerã defende como pacífico. Os Estados Unidos e outras potências, que já mentiram sobre as armas de destruição em massa que serviram de pretexto para a invasão do Iraque, têm dito que por trás do programa iraniano de enriquecimento de urânio se esconde a intenção de conseguir a bomba atômica.

Com agências