Sem categoria

Maioria da população dos EUA se opõe a um ataque ao Irã

Uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Conselho de Assuntos Globais de Chicago, EUA, revela que em geral a maioria dos estadunidenses se opõe a ações militares contra o Irã e se mostra a favor de um enfoque mais imparcial com respeito à paz no Oriente Médio.

A pesquisa demonstra que menos de um quinto dos estadunidenses apoiaria um ataque dos Estados Unidos contra o Irã caso esse país continue desenvolvendo seu programa nuclear.

Por outro lado, 66 % dos entrevistados afirmam que desejam que os Estados Unidos mantenham uma posição neutra no conflito entre Israel e a Palestina.

Segundo o Conselho de Assuntos Mundiais de Chicago, a pesquisa compilou os seguintes dados sobre diferentes assuntos:

Nove de cada dez estadunidenses pensam hoje que é mais importante para o futuro dos Estados Unidos solucionar os agudos problemas internos para somente depois abordar os desafios dos Estados Unidos no exterior. Há uma diminuição no apoio às bases militares dos EUA no Japão (-8%), Alemanha (-7%), Iraque (-7%), Turquia (-7%) e Afeganistão (-5%) em comparação com 2008.

Somente a quarta parte dos estadunidenses pensa que o país desempenha um papel mais importante e poderoso como líder mundial hoje em comparação com dez anos atrás, uma forte queda em comparação com 2002.

Mais de dois terços dos estadunidenses pensa que o fato de que países como a Turquia e o Brasil se tornem mais independentes dos Estados Unidos na condução de sua política externa, é algo positivo porque serão menos dependentes dos Estados Unidos.

Os estadunidenses veem poucas oportunidades para a política dos EUA em relação ao Irã se este continua com seu programa de armas nucleares. Somente 18% consideram que os Estados Unidos deveriam levar a cabo um ataque militar contra as instalações de energía nuclear do Irã nas condições atuais.

A esmagadora maioria crê que um ataque militar traria como resultado mais ataques de grupos hostis aos Estados Unidos e ataques de represália contra objetivos dos EUA. no Oriente Médio.

A maioria dos estadunidenses pensa que se Israel bombardear instalações nucleares iranianas, o Irã vai adotar represálias contra Israel, e os dois entrarão em guerra. Consideram que os Estados Unidos não devem pôr suas forças militares do lado de Israel e contra o Irã, e que deve manter uma posição neutra com respeito à Palestina.

51% crêem que a maioria dos muçulmanos são como qualquer outro grupo religioso, e portanto é possível encontrar um terreno comum e os conflitos violentos entre as civilizações não é inevitável.

Apesar disso, 45% dos entrevistados disseram que devido às tradições religiosas, sociais e políticas, os muçulmanos são incompatíveis com os costumes ocidentais, pelo que os conflitos violentos entre as duas civilizações são inevitáveis, um aumento de 18 pontos percentuais desde 2002.

Numa enorme diferença em comparação com 2006, 67% dos estadounidenses agora entendem que a China empresta mais dinheiro aos Estados Unidos do que estes à China. Em 2006, quando a questão foi formulada pela última vez, este percentual era de apenas 24%. 51% dos estadunidenses consideram esta dívida como uma ameaça crítica à segurança nacional.

Fonte: Cubadebate