Lula Morais faz balanço de campanha e avalia cenário eleitoral

A poucos dias das eleições, o deputado estadual Lula Morais (PCdoB), que disputa reeleição ao cargo, faz um breve apanhado da campanha. Entre desafios e bandeiras, o comunista considera que esta tem sido uma disputa diferente de todas as outras. “o cenário político nacional nos proporciona uma certa facilidade”.

Lula Morais

“A marca da nossa campanha nesta eleição tem sido o corpo a corpo”. Esta é a avaliação do deputado estadual Lula Morais (PCdoB) que disputa reeleição ao cargo na Assembleia Legislativa cearense. Segundo o comunista, assim como em todas as outras disputas eleitorais, a característica principal de suas campanhas é a presença na rua, com visitas em praças, escolas, universidades, bairros e locais de trabalhos. “Nossa trajetória é marcada pela defesa dos direitos do povo e é com ele que caminhamos sempre”, ressalta.

Segundo Lula Morais, a luta pela redução da tarifa de energia encabeçada pelo seu mandato na Assembleia Legislativa neste ano é o ponto mais forte de sua campanha. “Acho que nossa dedicação às causas da defesa do consumidor foi o motor que deu impulso ao nosso trabalho. Sentimos nas abordagens que temos nas ruas que a bandeira em favor da redução da tarifa de energia é o reflexo positivo da nossa atuação parlamentar e trouxe visibilidade”.

Outro ponto positivo da campanha ressaltado por Lula Morais é o momento político atual vivenciado no Brasil. “O país vive uma onda estabilidade e progresso. Por fazermos parte do time do presidente Lula, sentimos uma maior aceitação por parte dos eleitores”, considera.

Disputa no Senado

Avaliando o cenário eleitoral no Ceará, o deputado estadual Lula Morais considera que, com as pesquisas apontando a provável eleição de Cid Gomes (PSB) ao Governo do Estado já no primeiro turno, a disputa se volta para as duas vagas ao Senado. “Inicialmente a tendência era que apenas a segunda vaga seria disputada já que o candidato Tasso Jereissati (PMDB) parecia distante dos demais concorrentes. O que vemos hoje é que, com a força do presidente Lula, os aliados Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT) crescem na preferência do eleitorado e passam a ter grandes chances de serem eleitos derrotando o tucano”, considera.

Cenário nacional

Lula Morais também comentou os ataques da direita e da mídia à candidata Dilma Rousseff (PT) que disputa a Presidência da República. “Esta é uma prática que se repete há muitas eleições. Essa onda de denúncias e de discursos moralistas vêem desde a época da UDN e de Getúlio Vargas. Só que o povo já não é mais o mesmo e entende claramente as tentativas enevoar os fatos. Vivemos um bom momento no país e disso ninguém discorda”, reforça.

Reta final

A expectativa na reta final é intensificar a campanha através da mobilização de militantes e apoiadores. “É neste momento em que os que ainda estão indecisos começam a definir os votos. Não é hora de esmorecer mas de reforçar ainda mais as ações”, ratifica o candidato.

Ainda sobre os objetivos do PCdoB de dobrar sua bancada tanto na Assembleia Legislativa do Ceará quanto na Câmara Federal, Lula Morais considera que serão alcançados. “Nossa chapa como um todo deverá sair vitoriosa: com Dilma na Presidência; Cid no Governo; Eunício e Pimentel no Senado; Chico Lopes e João Ananias reforçando a bancada federal e dois deputados estaduais comunistas consideramos que estaremos no rumo certo. Estamos firme na luta em defesa dos diretos do povo e pelo progresso do país”, confirma.

De Fortaleza,
Carolina Campos