Sem categoria

Cuba e China: 50 anos de cooperação e amizade

José Ramón Machado Ventura, primeiro vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, afirmou nesta terça-feira que as relações entre Cuba e a República Popular da China continuarão sendo um exemplo de cooperação e amizade fraternal entre duas nações que abraçaram os ideais do Socialismo, ao resumir o ato político-cultural pelo 50º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas bilaterais.

O também membro do Bureau Político do Partido recordou o respaldo de mais de um milhão de cubanos reunidos na Praça da Revolução, há cinco décadas, sob a proposta do comandante em chefe Fidel Castro Ruz de reconhecer e estabelecer laços oficiais com a Nova China, fatp que levou a ilha a ser a primeira nação do Hemisfério Ocidental a ter relações desta natureza com o país asiático irmão.

Após expressar gratidão em relação a pátri ade Mao Zedong, pela solidariedade mostrada com Cuba, especialmente durante os duros anos da década de 90, ratificou que Havana manterá inalterado seu apoio à política de uma só China e sua oposição a qualquer tentativa de desrespeitar a sua soberania e sua integridade territorial.

Liu Yuqin, embaixadora da China na ilha, destacou que, atualmente, os vínculos bilaterais estão caracterizados pelo desenvolvimento multifacético em múltiplos níveis, relacionados aos interesses fundamentais nacionais. Também manifestou que a China se opõe firmemente ao bloqueio contra Cuba e citou os intercâmbios de visitas entre os máximos dirigentes, como mostra de confiança política mútua.

Se encontravam presentes, ainda, membros do Bureau Político do Partido, dos Conselhos de Estado e de Ministros, do Ministério das Relações Exteriores e das delegações encabeçadas por Liu Zhenwu, vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Popular Nacional da China, e Yang Shiqiu, vice-ministro do Ministério de Recursos Humanos e Segurança Social, entre outros,

Fonte: Granma