Sem categoria

Cientistas dizem que déficit de atenção tem origem genética

O transtorno por déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) tem uma origem genética, segundo afirmaram nesta quinta-feira (30) cientistas britânicos que avaliaram a doença em crianças que experimentaram problemas no DNA.

Os autores do estudo, da Universidade de Cardiff, em Gales, analisaram mostras das sequências de nucleotídeos em 366 crianças, diagnosticados com o transtorno e fizeram comparações delas com o DNA de 1.047 pessoas sadias.

As crianças com essa desordem psicológica apresentam maior taxa de fragmentos de DNA duplicadas ou ausentes, afirmou Anita Thapar, uma das coautoras da investigação, em um recente artigo publicado em The Lancet.

Ainda que não há um gene específico relacionado de maneira direta com a patologia, o estudo, a julgamento dos cientistas, ajudará a encontrar as bases biológicas do TDAH, que resultará em novos tratamentos.

Para Andrea Bilbow, presidente da Ong ADDIS que trabalha com crianças doentes, os resultados do estudo ajudarão a fazer frente aos céticos, ansiosos por culpar os pais ou professores.

Até o momento a comunidade científica relaciona as causas da doença com uma má educação ou uma dieta com excesso em açúcar. Em todo o mundo, cerca de 5% das crianças padecem da doença..

Estudos recentes com adultos demonstraram que a terapia cognitiva do comportamento pode ser uma eficaz.

Da redação, com informações da Prensa Latina