Sem categoria

Netinho cresce três pontos, chega a 39% e consolida liderança

Apesar da perseguição que vem sofrendo da grande mídia na reta final da campanha, o candidato Netinho de Paula (PCdoB) cresceu mais três pontos percentuais e lidera a disputa pelo Senado por São Paulo. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (30), Netinho subiu de 36% para 39% das intenções de voto.

Marta Suplicy (PT) – que estava numericamente empatada na liderança na última semana – também oscilou para cima. A petista, companheira de chapa de Netinho, foi de 36% para 37%. Como neste ano os eleitores vão escolher dois senadores, Netinho e Marta seriam eleitos se a votação fosse hoje.

Já o candidato Aloysio Nunes (PSDB) abriu distância sobre Romeu Tuma (PTB) e agora está isolado na terceira colocação, com 29%. Tuma, que aparece com 20%, perdeu um ponto em relação ao levantamento anterior.

Considerados os votos válidos – em que são excluídos votos brancos e nulos, e as intenções de votos são de 100% –, Netinho está com 26%; Marta registra 24% e Aloysio tem 19%.

Realizado a pedido do jornal Folha de S.Paulo e da Rede Globo, o levantamento foi feito com 2.202 eleitores, em 65 municípios, nos dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, e a sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 33151/2010.

2º turno

O avanço da candidatura de Alozio Mercadante (PT) na disputa ao governo paulista é outro dado a ser comemorado. Pesquisa Datafolha registra que, em uma semana, caiu em seis pontos a diferença entre o tucano Geraldo Alckmin, líder nas pesquisas, e Mercadante, que luta para levar o pleito ao segundo turno.

Alckmin caiu de 51% para 49%, enquanto o petista cresceu de 23% para 27%. Se tomados apenas os votos válidos (brancos e nulos são desconsiderados), Alckmin tem 54% (tinha 57%), contra 29% de Mercadante (tinha 26%). Se daqui a três dias o tucano tiver mais de 50% dos votos válidos, ele será eleito no primeiro turno.

Na simulação de eventual segundo turno entre Alckmin e Mercadante, o tucano venceria com 57% a 36%. Na semana passada, sua vantagem era sete pontos maior: 60% a 32%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os outros candidatos a governador de São Paulo mantiveram o mesmo patamar registrado nos dias 21 e 22: Celso Russomanno (PP) tem 9%, Paulo Skaf (PSB), 4%, e Fabio Feldmann (PV), 1%. Os demais não pontuaram.

Da Redação, com agências