Pesquisa aponta triplo empate técnico ao Senado no Ceará

Pesquisa divulgada neste sábado (02/10), nas vésperas das eleições, mostra tríplice empate técnico para o Senado no Ceará e decisão no primeiro turno para Governo do Estado com a reeleição de Cid Gomes (PSB).

Segundo a pesquisa O Povo/Datafolha, a disputa ao Senado no Ceará promete ser mais acirrada do que se previa nesta semana. Os três principais candidatos que disputam as duas vagas chegam no dia decisivo tecnicamente empatados. O triplo empate técnico dá-se quando consideram-se apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos.

Eunício Oliveira (PMDB) alcança 33% dos votos válidos e aparece pela primeira vez à frente de Tasso Jereissati (PSDB), que 31% das intenções de voto. José Pimentel está em terceiro com 29% das intenções de votos válidos e Alexandre Pereira (PR) tem 3%. Os demais candidatos alcançaram um ponto percentual cada.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 1.513 eleitores em 46 municípios do Ceará, nas últimas sexta-feira e sábado, 1º e 2 de outubro.

Quando se considera o total de votos – incluindo-se brancos, nulos e indecisos – Eunício tem 46% das intenções de voto, Tasso 43% e Pimentel, 41%. Nesse caso, mantém-se o cenário de empate técnico entre Eunício e Tasso e Tasso e Pimentel.

Números que podem definir a eleição para o Senado

Outros dados relevantes apontados pela pesquisa é que, mesmo na véspera da eleição, 29% dos eleitores ainda se declaram indecisos para uma das duas vagas enquanto 16% não sabem em quem votar para nenhuma das duas vagas para o Senado no Ceará. Além disso, 68% dos eleitores erraram o número de seus candidatos. O número mais conhecido é o de Tasso: 31%, e de Eunício, com 26%. Apenas 19% dos eleitores de Pimentel demonstram saber seu número.

Governo

Para o Governo do Estado, Cid Gomes (PSB) confirma a preferência do eleitor cearense e alcança 65% dos votos válidos. Para ser reeleito no primeiro turno, ele precisa de mais de 50% dos votos válidos. Lúcio Alcântara (PR), agora tem 19% e Marcos Cals (PSDB) 14% dos votos válidos.

A pesquisa O POVO/Datafolha, que foi realizada nos dias 1º e 2 de outubro e ouviu 1.513 eleitores de 46 municípios cearenses, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número – 60311/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral com o número 33491/2010.

De Fortaleza,
Carolina Campos (com informações do Jornal O Povo)