Luciana: garra e espírito de luta na Câmara Federal

Eleita com 105.253 votos, Luciana Santos é a mais nova representante do PCdoB – Partido Comunista do Brasil na Câmara Federal. Vice-presidente nacional do partido, ex-prefeita de Olinda, eleita duas vezes, e ex-secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, ela será a primeira mulher comunista de Pernambuco a ocupar assento no Congresso Nacional.

Luciana integra uma lista de 25 deputados federais que vão representar o Estado no Parlamento nacional, sendo juntamente com a deputada Ana Arraes as únicas mulheres na bancada pernambucana.

Para a Câmara Federal, Luciana leva sua garra e seu espírito de luta, que se manifestaram desde sua juventuade quando integrou o movimento estudantil universitário. Em 1985, foi eleita presidente do Diretório Acadêmico (DA) que representava os estudantes de Engenharia e de Computação da Universidade federal de Pernambuco. Integrou ainda o Diretório Central dos Estudantes da UFPE.

Em 1989, foi eleita vice-presidente regional e nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE). Nesse período, teve atuação destacada na luta pela universidade pública, gratuita e de qualidade e participou da campanha pelas Diretas e do Movimento Fora Collor.

Foi deputada estadual em duas legislaturas, de 1996 a 1988 e de 1999 a 2000 quando foi eleita prefeita de Olinda, que governo por oito anos. Na tribuna da Assembléia Legislativa de Pernambuco, foi porta-voz dos interesses do povo brasileiro ao defender as universidades, as mulheres e os cidadãos, também  o controle estatal  da Vale do Rio Doce, da Petrobras e da Celpe. Presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania. Foi indicada duas vezes como a deputada que apresentou mais projetos de lei.

Seu governo em Olinda foi marcado pelo estímulo à participação popular, à inclusão social, à atenção especial à criança e ao adolescente, aos cuidados com a cidade, ao desenvolvimento econômico e à valorização do patrimônio cultural. Essas e outras iniciativas garantiram avanços importantes para o município e sua população, como o afastamento da ameaça de perda do título de Patrimônio da Humanidade, que pairava sobre a cidade em 2000. Olinda também contabiliza, nesse período, a melhoria de indicadores sociais importantes, como a redução de doenças infecto-contagiosas e de mortalidade materno-infantil.

Em 2009 ocupou o cargo de secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, onde conduziu importantes avanços, como a gratuidade da Univwersidade Pernambuco, internet gratuita sem fio (Wireless) para municípios do interior do Estado, reestruturação visando a transformação da TV Pernambuco em emissora pública, interiorização do debate sobre políticas e práticas ambientais, fortalecimento da interiorização da UPE e participação na COP 15, em Copenhague. Em março de 2010 afastou-se do cargo para concorrer a uma vaga de deputada federal nas eleições de outubro.

Fonte; www.lucianosiqueira.com.br