Reeleito, missão de Eduardo agora é dar vitória a Dilma

Por Daniel Guedes

Em política é assim: o mais importante é sempre o próximo passo. Depois de conquistar uma vitória esmagadora que garantiu sua reeleição, o foco do governador Eduardo Campos (PSB) está voltado agora para a presidenciável petista Dilma Rousseff. Embarca na tarde desta segunda-feira (4) para Brasília para definir os rumos da campanha. Uma reunião está marcada para 16h.

"O segundo turno vai ser uma possibilidade de um debate mais qualificado. No final da campanha aconteceu um fenômeno de tentar desqualificar com anti-propaganda grande a candidatura de Dilma. (Será) uma oportunidade de desfazer maledicências de falar de seus planos. Vai ser um debate que vai ajudar a democracia", avaliou durante entrevista no programa Super Manhã, na Rádio Jornal.

Com 99,99% das urnas apuradas, Dilma obteve 47.651.088 votos (46,91%), enquanto José Serra (PSDB) ficou com 33.131.854 (32,61%). No Estado, Eduardo Campos reelegeu-se com 3.450.874 votos (82,84%), contra 585.724 (14,06%) de Jarbas Vasconcelos (PMDB).

O governador desconversou quando questionado sobre os erros da campanha petista. "Não é erro. O presidente Lula que é o presidente Lula foi para o segundo turno", considerou. Campos disse apostar que contará com o voto do eleitor que o levou à reeleição. "O pernambucano não vai me eleger dessa forma e tirar a ajuda da minha amiga. Eu preciso ter (Dilma como presidente) para fazer como foi no primeiro mandato, que tinha Lula".

Eduardo criticou a campanha adversária a Dilma. A qualificou como "fascista e de baixo nível". Para o governador, o recado das urnas foi claro: os eleitores querem mais debate. "Quando um país não resolve eleições no primeiro turno é porque precisa de mais debate".

O governador elencou as dicas que dará a Dilma. "Que tenha muita calma, tranquilidade, que faça uma campanha animada. Não vamos para a desqualificação. Vamos esclarecer".

O deputado federal eleito João Paulo (PT), coordenador local da campanha de Dilma, também viaja para Brasília.