Carrion: PCdoB dobra votação no RS

Em seu primeiro pronunciamento pós-eleitoral, o deputado reeleito Raul Carrion agradeceu os eleitores do Rio Grande do Sul pela expressiva votação que os comunistas tiveram no Estado.

pronunciamento carrion 0510 - agência alers

“O PCdoB sai dessas eleições extremamente fortalecido e continua num processo de ascensão. Participamos de uma importante coligação para o governo do Estado e para a presidência da República”, disse o líder do PCdoB. Entre os votos para o Senado, a Câmara dos Deputados e as assembleias legislativas, aproximou-se dos 18 milhões de votos no Brasil.

O Partido Comunista do Brasil  mais do que dobrou a sua votação com mais de 550 mil votos no Estado do Rio Grande do Sul, afirmando-se como uma força importante no cenário político, seja pelas suas ideias de transformação, de renovação da política, mas também pelo peso eleitoral que passa a desempenhar no concerto dos partidos democráticos e progressistas do Rio Grande do Sul, lembrou o parlamentar durante o pronunciamento.

Carrion lembrou que a Unidade Popular pelo Rio Grande, com o PT, o PSB, o PR, o PPL, obteve uma vitória histórica elegendo um governador no primeiro turno desde que foram criados dois turnos eleitorais, um resultado que expressou a vontade do povo gaúcho de colocar o Rio Grande do Sul em sintonia com o Brasil.

O PCdoB contribuiu nessa caminhada, assim como o PSB, partido com o qual os comunistas estavam unidos na coligação para as eleições proporcionais. O parlamentar ressaltou a participação fundamental na chapa majoritária, da sindicalista Abgail Pereira, como candidata ao Senado, obtendo mais de 1 milhão e meio de votos. “Foi uma contribuição decisiva e que está sendo reconhecida por todo meio político para fazer com que a nossa chapa, composta também pelo companheiro Paulo Renato Paim, obtivesse a primeira colocação entre os candidatos eleitos ao Senado.”

Votação recorde
Durante o pronunciamento, Carrion destacou o sucesso da coligação formada pelo PCdoB, PSB, PR e com o apoio do PPL, obteve cinco vagas na Câmara Federal. Foram eleitos dois camaradas do PCdoB: a campeã de votos, Manuela D’Ávila, com quase 483 mil votos, e o sindicalistaAssis Melo, vereador mais votado de toda a história de Caxias do Sul em primeiro mandato, presidente do maior sindicato dos metalúrgicos do Estado do Rio Grande do Sul. Foram eleitos também três companheiros do PSB, com destaque para Beto Albuquerque, que obteve mais de 200 mil votos. Manuela e Beto Albuquerque foram os dois mais votados do Rio Grande do Sul.

De Porto Alegre,
Isabela Soares