Sem categoria

Netanyahu pressiona Obama a cumprir acordos de Bush

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira (7) que o presidente americano, Barack Obama, deve assumir os compromissos tomados pelo antecessor da administração americana, George W. Bush, para que concorde em fazer uma nova moratória na construção de colônias ilegais em território palestino.

Conforme a mídia israelense, Netanyahu pressiona Obama usando como pretexto a reunião realizada na quarta com seu gabinete, que teria se recusado a cessar as construções em território ocupado caso Obama não cumpra o que teria sido acordado com Bush em 2004.

Segundo o jornal Yediot Aharonot, Bush "apoiou formalmente a anexação (por parte de Israel) dos grandes blocos de colônias dentro de um acordo final. Mas a atual administração americana se nega a reconhecer este documento".

O jornal se refere a uma carta do ex-presidente Bush de 14 de abril de 2004 dirigida a Ariel Sharon, então primeiro-ministro.

Na carta alegada pelo regime sionista pode ser vista no site do ministério israelense das Relações Exteriores. Nela, Bush diz ser "utópico esperar que o resultado das negociações sobre o status final ratifique um regresso total às linhas do armistício de 1949. Todos os esforços precedentes para negociar uma solução entre dois Estados (israelense e palestino) chegaram à mesma conclusão".

Da redação, com agências