PV e PTB confirmam apoio a Ana Júlia, e PSC reforça o diálogo

A direção estadual, prefeitos e vereadores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) confirmaram a manutenção da aliança com a candidata Ana Júlia Carepa (PT), na disputa eleitoral de segundo turno ao governo do Pará. A decisão foi tomada em reunião realizada na última sexta-feira (08), na sede do PTB.

A candidata Ana Júlia recebe dos líderes do Partido Verde

Já na tarde deste sábado (09) Ana Júlia atendeu a executiva estadual e candidatos a deputado estadual e federal do Partido Verde (PV), que também confirmaram o apoio na nova fase da campanha, no comitê central da Frente Popular Acelera Pará. A candidata a reeleição do Pará recebeu também integrantes do Partido Socialista Cristão (PSC) que defenderam o fortalecimento da parceria com a petista.

O prefeito de Belém e presidente estadual do PTB, Duciomar Costa, coordenou a reunião em que foi deliberada a manutenção ao apoio de Ana Júlia no segundo turno. “Não perdemos votos com a saída deles (dos três deputados estaduais e do deputado federal do PTB que declararam apoio ao candidato opositor) porque eles já estavam lá”, avaliou um dos coordenadores da campanha de Ana Júlia, João Batista. O presidente municipal do PTB, Raimundo Quaresma, disse que a conduta dos parlamentares que estão descumprindo a decisão da convenção partidária será avaliada posteriormente.

PV – “Se Ana Júlia era boa para nós no primeiro turno, como não vai ser no segundo?”, avaliou o deputado estadual reeleito para o sexto mandato, Gabriel Guerreiro (PV), durante a reunião as lideranças do PV com Ana Júlia. No encontro, o presidente do PV no Pará, José Carlos Lima, voltou a assegurar que, independente de quem o partido decidir apoiar na corrida presidencial, no Pará o PV permanece com Ana Júlia no segundo turno. Também participou do encontro o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e primeiro suplente da Assembleia Legislativa do PV, José Francisco.

“É importante a posição de vocês no momento em que deputados que estavam com a gente começam a pular do barco. O pessoal de lá perdeu a chance de ganhar a eleição. Nunca foi fácil pra nós. Tudo aquilo que os trabalhadores deste país e deste Estado conquistaram foi com muita luta. Nada veio de graça. Essa vitória não será diferente”, declarou Ana Júlia.

Lima disse que a executiva estadual do PV foi ao encontro de Ana Júlia para “não pairar dúvidas” sobre a lealdade do partido. “Há um jogo de falta de ética do nosso adversário. Em vez de se dirigir às agremiações partidárias, passa a cooptar pessoas e faz jogo de cena na televisão. Não queríamos que essa especulação chegasse ao PV. Esse é um governo de obras sem propagandas, mas um governo sério que contempla a defesa do meio ambiente em seu programa de governo, que trabalha para melhorar a vida das pessoas”, disse Lima.

O líder do PV acaba de voltar da reunião da executiva nacional que está discutindo que candidato será apoiado no segundo turno para presidente da República. Essa decisão será definida na próxima quarta-feira, 13, informou. “Independente de qual seja a decisão nacional, a decisão estadual será respeitada. O PV e o PT continuam juntos no Pará”, assegurou Lima, acrescentando que essa união existe em outros Estados. “A UGT teve uma decisão e vai continuar lutando pela reeleição de Ana Júlia. Estamos aqui à sua disposição”, disse Zé Francisco.

“Estamos com a Ana Júlia por uma afinidade de teses e programas que defendemos”, justificou Guerreiro. Ana Júlia fez a regularização fundiária e ambiental no Estado, o Zoneamento Econômico e Ecológico em 122 municípios, implantou o Cadastro Ambiental Rural e luta pelo cumprimento das condicionantes para a obra da siderúrgica de Belo Monte. “Nós fomos vitoriosos porque eles disseram que íamos perder por mais de 20% e nós fomos para o segundo turno. Aqueles que me ajudaram a chegar no governo vão me ajudar a governar”, ressaltou Ana Júlia, sob fortes aplausos.

PSC – Ana Júlia também recebeu representantes do PSC no comitê. Eles reafirmaram a manutenção da aliança com a frente e informaram que as direções estadual e nacional do partido vão se reunir na próxima segunda-feira, 11, para confirmar a aliança.

Fonte: Assessoria de Imprensa Ana Julia13