Sem categoria

Drama dos mineiros chilenos termina após 22 horas de resgate

Acabou com pleno êxito o resgate dos 33 operários soterrados na mina de São José. Todos deixaram a mina com vida. Após 22 horas e 30 minutos de descidas e subidas da cápsula "Fênix", o topógrafo Luis Urzúa foi último trabalhador a deixar a mina. Foram 70 dias de isolamento a cerca de 700 metros de profundidade

Segundo informações do site UOL, no momento do acidente, Urzúa era o chefe de turno, e manteve um papel de liderança dentro da galeria. Ele foi o autor dos planos de organização do refúgio, levou o grupo para uma região menos úmida e organizou o sistema de racionamento de alimento nos primeiros dias.

O resgate de Urzúa – que ficou por último por ser o líder do grupo – encerra com sucesso dois meses de operações organizadas pelo governo do Chile para salvar a vida dos 33 mineiros.

Falta de segurança

O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, elogiou hoje nesta quarta-feira (13) a operação montada pelo governo chileno para resgatar 33 mineiros soterrados há 70 dias na Mina San José, na região do Deserto de Atacama. Somavia ressaltou, porém, que os mineiros do Chile foram vítimas da falta de segurança adequada no local em que trabalhavam.

Segundo Somavia, é constante o risco nos ambientes de trabalho. O setor de mineração envolve 1% da mão de obra no mundo.

"Nós não podemos nos permitir esquecer como este terrível drama começou: simplesmente porque as medidas de segurança no local eram inadequadas”, disse Somavia. "
Somavia ressaltou que cerca de 6,3 mil pessoas morrem diariamente em decorrência de acidentes de trabalho ou doenças profissionais. Pelos números da OIT, são 2,3 milhões de mortes por ano, envolvendo 337 milhões de acidentes de trabalho anualmente.

Após o alerta, Somavia mostrou-se emocionado com o esquema de resgate dos mineiros, no Deserto de Atacama, e com o bom estado de saúde identificado nos que já haviam chegado à superfície. “Partilho a alegria de milhões de pessoas em todo o mundo com o retorno destes heróis das profundezas da terra", afirmou o diretor da OIT. "Por trás desta conquista impressionante, temos de admirar, sobretudo, a calma, a coragem, a organização e o amor à vida demonstrado pelos mineiros.”

De acordo com Somavia, a coragem dos trabalhadores causou admiração em todo o mundo. "Acima de tudo, vamos homenagear a solidariedade demonstrada pelas famílias dos mineiros e de toda a nação em relação à confiança no que parecia impossível ser realmente possível", disse ele.

Com agências