Sem categoria

Laboratório Olímpico vai melhorar desempenho dos atletas

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou, nesta sexta-feira (15), no Rio de janeiro, um programa de investimentos para a Copa do Mundo de 2014. Durante workshop, que acontece até amanhã (16), será apresentado o Programa 2014-BIS, que também envolve ações para as Olimpíadas de 2016. Entre os projetos da Finep destaca-se o Laboratório Olímpico, ligado à melhoria do desempenho dos atletas brasileiros.

Além dos investimentos previstos em infraestrutura e serviços para que o Brasil possa receber os dois grandes eventos esportivos, o programa da FINEP envolve projetos de inovação tecnológica voltados para o esporte. Os investimentos podem chegar a quase R$120 milhões só na primeira fase.

Mais do que diversão e exibição de perícia dos atletas, um acontecimento deste porte é uma oportunidade de divulgação e de realização de negócios. Para aproveitar ao máximo esse potencial, o 2014-BIS reunirá uma multiplicidade de atores sociais em torno da tecnologia e da inovação. “O objetivo é criar meios de encantar, surpreender e emocionar o mundo, mostrando que o Brasil é um país criativo e inovador”, explica Eduardo Costa, diretor de Inovação da FINEP.
O Programa 2014-BIS vai desenvolver um conjunto de práticas e investimentos para contribuir com a realização de uma Copa do Mundo dotada de serviços e tecnologias de alta qualidade e alavancar empresas brasileiras no exterior.

O Laboratório Olímpico, por exemplo será a principal referência em Ciências do Esporte da América Latina. A partir de sua inauguração, o país passará a ter uma estrutura montada para o acompanhamento e preparação de seus principais atletas, nos moldes do que já é feito pelas potências esportivas mundiais. A ideia é produzir e transferir conhecimento aos treinadores e equipes, gerando recursos humanos qualificados para desenvolver o esporte nacional.

Com informações da Finep